Cantigas de amigo: têm origem popular, eu-lírico feminino e marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão e estribilho). Esses recursos, típicos dos textos orais, facilitam a memorização e execução das cantigas.
As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer. As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. ... Um dos trovadores de maior destaque nesse tipo de cantiga foi D.
Já o trovadorismo satírico tem como característica o humor ácido e debochado. Ele fazia críticas a sociedade feudal da época. As cantigas satíricas eram divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Ambas as cantigas faziam sátiras ou deboche, porém existia uma diferença em relação como a sátira era feita.
Dinis (1261-1325) foi um grande incentivador que prestigiou a produção poética em sua corte. Foi ele próprio um dos mais talentosos trovadores medievais com uma produção de 140 cantigas líricas e satíricas.
1-produção literária portuguesa, o texto mais conhecido é a cantiga da ribeirinha. possui o idioma galego-português, a poesia versifica e ritma a fala nas cantigas e trovas. 2-o primeiro período iniciou-se por volta de 1198. 3-o rei de portugal (1261-1325), foi um dos maiores trovadores na época.
A produção literária e poética do período do trovadorismo era muito voltada à temática do amor e do sofrimento amoroso. Já o gênero satírico fazia críticas ao modo de vida na sociedade feudal da época. Eram divididas em dois tipos: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
O que é Trovadorismo: Trovadorismo foi um movimento poético e literário iniciado no século XI, no sul da França, na região da Provença. Nessa época as poesias (chamadas de cantigas) eram feitas para serem cantadas ao som da flauta, viola ou alaúde. O trovador era o autor das composições.
Porque suas poesias eram cheias de rimas e cantadas. Trovas, são poesias extremamente rimadas, mais, o cantar dessas poesias, algo muito lírico. Por isso o nome trovadorismo.