1,33
Claro! Pois isso significa 1 inteiro mais um terço que o resultado dá 4/3!
Como dividimos 3 vezes pelo número 5, então x = 3. Logo, 5x = 53 = 125. Portanto, log5 125 = 3.
1. 2. 3.
Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.
Para ocorrer essas transformações é preciso obedecer algumas regras e propriedades operatórias dos logaritmos. Dado o logaritmo loga x = y de base a, para transformar o mesmo logaritmo para a base b, o logaritmo ficará assim: logb x = z.
A função logarítmica é útil para situações como os juros compostos — já que ela é a função inversa da função exponencial — e a medição de magnitude de terremotos, há também sua aplicação na química e na geografia.
Uma função logarítmica será crescente quando a base a for maior que 1, ou seja, x1 < x2 ⇔ loga x1 < loga x2. Por exemplo, a função f (x) = log2 x é uma função crescente, pois a base é igual a 2. ... Com os valores encontrados na tabela, traçamos o gráfico dessa função.
Significado de Log sigla [Matemática] Sigla de logaritmo, do expoente de potência ao qual se deve elevar um número real positivo, para obter o número considerado. Etimologia (origem da palavra log). Forma abreviada de logaritmo, do grego lógos, “relação” + arithmós, “número”. ... Do inglês log.
O logaritmo de um número é o expoente ao qual devemos elevar uma base a para obter o número x. Assim: logax = 10 , portanto a10 é = x. Dessa maneira, entendemos que o valor de a não pode ser 1, já que 1 elevado a qualquer expoente sempre será 1.
Pois bem, pessoal, a ideia é simples: se a base a de um logaritmo for maior que zero e diferente de 1 (0 < a ≠ 1), e se o logaritmando b também for um valor maior que zero ou positivo, então o logaritmo terá sua existência garantida.