Resposta: O Brasil então integrou o bloco capitalista e também ocorre o rompimento de relações com a U.R.S.S. (União Soviética) e ouve o aumento de dependência dos Estados Unidos .
O Brasil na Guerra Fria, mas precisamente no início dela, era governado por João Goulart, nesse período ele buscou uma aproximação com a União Soviética. ... Sua política preocupou bastante a classe burguesa do Brasil e os investidores estadunidenses, esse clima era propício para um golpe de estado.
Resposta. Resposta: Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os exércitos das duas potências vencedoras da guerra, os Estados Unidos e a União Soviética, ocuparam a Europa.
Resposta. Resposta: A guerra fria influenciou a política brasileira do mesmo modo que influenciou a política de uma série de outros países do mundo: forçou governos a tomarem posicionamentos, se alinhando ou aos soviéticos ou aos estadunienses.
Na Guerra Fria estavam ao lado dos países capitalistas os Estados Unidos, as potências industriais da Europa Ocidental (França, Inglaterra, a Alemanha Ocidental, etc), os países das Américas (como o Brasil, Argentina e Peru), o Japão e a Coreia do Sul, além dos territórios sob controle direto na África.
Na Guerra Fria,o bloco capitalista era composto pelos países da Europa Ocidental, parte dos países da Ásia, América Central (exceto Cuba), América do Sul e Oceania, liderados pelos Estados Unidos.
Do lado socialista na Guerra Fria estavam todos os países que faziam parte do Pacto de Varsóvia (União Soviética, Polônia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária e Albânia), a China Comunista (até a década de 1960, quando houve um afastamento dos soviéticos), Cuba, o Vietnã e a Coréia do Norte ( ...
O bloco ocidental ou bloco capitalista, durante o período da Guerra Fria, era o grupo de países ligados á ideologia liberal-capitalista. O bloco era composto pelos países da Europa Ocidental, parte dos países da Ásia, América Central (exceto Cuba), América do Sul e Oceania, liderados pelos Estados Unidos.
Os países eram : Hungria, Bulgária, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Polônia, Romênia, Albânia e URSS. Socialistas , hoje : Coréia do Norte, Vietnã, Cuba, Líbia, Laos, Bielorrúsia, Venezuela e China.
Em seus anos finais, a URSS era composta de 15 repúblicas socialistas soviéticas: Armênia, Azerbaijão, Bielorússia (hoje Belarus), Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Kirgiziya (hoje Quirguistão) Letônia, Lituânia, Moldávia (hoje Moldova), Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.
Quais são os melhores países do Leste Europeu?
A Guerra Fria e o Leste Europeu A única exceção foi a Iugoslávia que não se alinhou com a política soviética embora fosse socialista. De todas as formas, a expressão “leste europeu” foi largamente utilizada para designar os países do continente que haviam adotado o socialismo como regime de governo.
Europa Centro-Oriental Os países que fazem parte dessa região da Europa localizam-se à leste do continente. Essa região compreende a área de países, como Tchéquia, Macedônia do Norte, Eslováquia, Hungria, Polônia, Romênia, Bulgária, Albânia, entre outros.
Resposta. Os mais desenvolvidos em relação a tecnologia, sustentabilidade, potência bélica dentre outras coisas, a Noruega, Rússia e Alemanha que são fortes exemplos.