Para se referir a um trabalho de conclusão de curso em seu próprio TCC você deverá utilizar as regras gerais estabelecidas pela ABNT em relação as referências bibliográficas. Nesse caso, é importante mencionar o nome do autor, o nome do TCC, o ano de publicação do documento, a página do trabalho e o tipo de trabalho.
Porém, quando se trata de como fazer uma citação na redação do Enem ou outros vestibulares e concursos, fica muito mais fácil: basta referenciar o autor antes ou após a citação e colocá-la entre aspas, quando se tratar de uma citação direta.
Elas servem para situar o leitor no contexto teórico do trabalho, parafraseando ou transcrevendo literalmente o texto da referência. As citações servem também para esclarecimento, sustentação ou ilustração do assunto. É recomendado que a citação siga exatamente as características do original.
Por meio da citação dá-se ciência ao réu ou interessado da existência de um processo, permitindo a sua defesa. Ela completa a relação processual, estabilizando, assim, o processo. Por essa razão, a citação é ato obrigatório em qualquer tipo de processo e procedimento.
Os elementos essenciais para referenciar jurisprudência são:
Segue abaixo alguns exemplos de elementos de ligação que podem ser utilizados para citação da doutrina: 1 - Nesse sentido, necessário se faz mencionar o entendimento do ilustre FULANO DE TAL que preconiza, in verbis: (Transcrever o posicionamento do doutrinador).
Tribunal de Contas da União. Acórdão nº 3.
NOME DO CONGRESSO. número, ano, Cidade onde se realizou o Congresso. Título. Local de publicação: Editora, data de publicação.
Brasília: DOU Diário Oficial da União. Publicado no D.O.U. de 08 de janeiro de 2002. ______. Decreto nº 98816, de 11 de janeiro de 1990.
Referência da Constituição federal ou estadual BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.