Pulveriza-se o pé do ramo cortado com um pouco de fertilizante para enraizar e coloca-se em solo preparado e húmido, pressionando com os dedos cuidadosamente junto ao caule para o prender. Enterra-se apenas um pedaço até um pouco abaixo do segundo nó, para que fique bem fixo e não apodreça.
COMO CULTIVAR Deve ser cultivado a pleno sol ou meia sombra com bastante claridade e fica lindo em vasos e jardineiras pendentes ou apoiado em suportes como grades ou caramanchão. O brinco de princesa gosta de substrato rico em material orgânico e permeável. Você pode usar o substrato básico que é ótimo.
Clima: O Brinco-de-Princesa tolera o inverno e locais frios. Propagação: Geralmente, essa planta é propagada por estaca. Solo: O solo ideal é uma terra drenável e fértil. Adubo: No período de florescimento, é bom adubá-la de duas em duas semanas.
A quantidade de água administrada é muito importante para conseguir manter os seus brincos-de-princesa densos e floridos durante toda a temporada. As regas devem ser regulares, mantendo sempre o substrato fresco e húmido. Nunca deve deixar encharcar para não apodrecer as raízes.
Há duas formas de propagação do brinco de princesa. A primeira e menos indicada é através de sementes. A segunda, e a que mais uso por aqui, é por estaquia da ponta dos ramos. Para a estaquia, ramos de 8 à 10 cm já são suficientes, você pode inclusive utilizar os ramos das podas para fazer as estacas.
Só na América do Sul existem mais de 200 espécies diferentes de brinco-de-princesa, também conhecida ainda como fúcsia, agrado e lágrima. Flor símbolo do Rio Grande do Sul, é uma planta que faz um enorme sucesso internacional. ... Despontam praticamente o ano todo e atraem beija-flores como polinizadores.
– um punhado de folhas de brinco-de-princesa (flor da harmonia, com a magia de aproximar pessoas através do sentimento do amor). Prepare um chá com as folhas de brinco-de-princesa. Deixe amornar.
Fucshia regia (Vell.) Munz, pertencente à família Onagraceae, popularmente conhecida como brinco de princesa, foi eleita a flor-símbolo do Rio Grande do Sul, sob o Decreto n° 38.
Multiplica-se por sementes, colhidas frescas de frutos maduros, e postas imediatamente para germinar em substrato fértil, mantido úmido. A germinação ocorre em cerca de 22 dias. As mudas estão prontas para o plantio no local definitivo em 5 a 8 meses. Transplante no período chuvoso.
Mudas e propagação A primavera é a melhor época de fazer a propagação de mudas, retirando-se ramos terminais (estaquias) ainda sem flores e colocando em areia com ou sem enraizadores. Também pode ser utilizada a técnica da alporquia, na mesma época do ano, quando a planta estará em desenvolvimento.
Poda: No período que vai do outono ao inverno, a dica é fazer uma poda leve, eliminando o excesso de ramos, para estimular uma floração mais intensa na primavera.
Dicas e Como Fazer Mudas e Como Cuidar de Flor de Maio
2) REGAS – Não exagere e não deixe pratos cheios de água sob o vaso, para evitar o encharcamento e a podridão das raízes. Mas não deixe também de regar com frequência – duas a quatro vezes por semana, dependendo do clima. Ela gosta da terra ligeiramente úmida.
20 dias
A flor de maio (schlumbergera truncata) é uma planta epífita, ou seja, plantas que vivem sobre outras plantas, como orquídeas e bromélias. ... Quando a flor de maio pega sol direto as folhas ficam verdes mais claras, quase acinzentadas e avermelhadas nas pontas.
Um vaso com dez centímetros de diâmetro já consegue acomodar bem a espécie. Outra dica importante: a flor de maio é uma espécie perene, ou seja, possui um ciclo de vida longo. Em razão disso é aconselhável mudar a planta de vaso a cada dois ou três anos, de modo que o vaso acompanhe o seu crescimento.
Flores que você pode plantar em maio em qualquer região do Brasil:
Por que as flores de maio só florescem no mês de maio e no começo de junho? Gilberto Barbante Kerbauy, do Instituto de Biociências da USP, responde: "Um dos fatores mais importantes no controle de floração é o comprimento do dia, ou seja, o número de horas que a planta fica exposta à presença de luz.
Os segmentos, que são cada pedacinho desse (chamados de filocládios) tem borda mais lisa na flor-de-outubro e mais pelos na ponta, já na flor-de-maio eles são dentados, alguns mais, outros menos, mas um "dentinho" sempre aparece. ...
Hatiora rosea
Flor de maio cores As flores de maio possuem variadas cores e tons de floração, na natureza elas podem exibir degrades de vermelho, rosa e branco, sendo o seu interior mais claro e as bordas mais escuras.
Flores do mês de outubro: agapanto, áster, copo de leite, dália, estátice, frésia, gladíolo, girassol, lírio branco, tango. Flores do mês de novembro: antúrio, áster, boca de leão, cáspia, copo de leite, crisântemo, dália, gérbera, gipsofila, girassol, lírio branco, lisianto, rosa, tango.
Em outubro, é possível plantar em todas as regiões do Brasil:
Os cravos são flores mais baratas mas há muita gente que não gosta.