Como preparar o chá de amora
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% das pacientes que utilizam este medicamento): conjuntivite, desconforto ao usar lentes de contato, surdez, tinido (zumbido), pressão sanguínea alta, pressão sanguínea baixa, colapso da circulação sanguínea, veias varicosas, trombose venosa, urticária, eczema, inflamação da pele, ...
Um ótimo tratamento caseiro para combater as ondas de calor, comuns da menopausa, é o consumo da Amora Negra (Morus Nigra L.) em forma de cápsulas industrializadas, tintura ou chá.
Os principais fitoterápicos utilizados no climatério são comumente conhecidos como fitoestrogênios. O Ministério da Saúde recomenda: Glycine Max, Trifolium pratense e a Cimicífuga Racemosa (lembrando que no caso da última, deve ser ingerida mediante prescrição médica).
6 suplementos alimentares para a menopausa
Para contribuir com a regulação dos níveis hormonais é preciso manter um estilo de vida equilibrado com a prática regular de atividade física e uma alimentação rica em vegetais, principalmente as hortaliças brássicas, a exemplo do brócolis.
Existem alguns alimentos de origem vegetal, como os frutos secos, as oleoginosas ou os produtos de soja, que contêm compostos muito semelhantes com os estrogênios humanos e que, por isso, exercem uma função similar. Esses compostos são compostos são conhecidos como fitoestrogênios.
· Ação esperada do medicamento: ESTROFEM® (Estradiol) é um medicamento utilizado para suplementar ou substituir a produção de estrogênios endógenos pelos ovários . ESTROFEM® (Estradiol) ameniza ou até mesmo elimina por completo os sintomas da deficiência estrogênica.
- A melhor opção hoje é o estrogênio associado à progesterona natural, ou seus derivados - afirma Amanda. - A forma natural, obtida a partir da planta Discorea, é encontrada no Brasil e parece ser mais segura que os progestágenos.
Estrogênio usado no tratamento dos sintomas da menopausa e da perimenopausa. Às vezes, medicamentos contendo estrogênio são prescritos para pessoas com sintomas relacionados à perimenopausa e menopausa, como ondas de calor (também conhecidos como afrontamentos), secura vaginal ou suores noturnos (17, 18).
A forma mais comum em muitos lugares é fazer isso por meio de comprimidos à base de estrogênio, que são bastante práticos e usualmente ingeridos diariamente. Outra escolha muito comum são as injeções, que podem ser mensais ou trimestrais.
O estrogênio induz as células de muitos locais do organismo a se proliferarem. A musculatura lisa do útero, por exemplo, pode aumentar a ponto de o órgão triplicar de tamanho. O estrogênio também provoca o aumento da vagina e o desenvolvimento dos lábios que a circundam e faz o púbis se cobrir de pelos.
O estrogênio é o principal hormônio responsável pelas características sexuais secundárias femininas, tais como o tamanho dos seios e o controle da ovulação. A partir da puberdade, o estrogênio desempenha importante função no ciclo menstrual.