Organelas das Células Eucariontes | Orientação de Aula
A membrana celular (ou membrana plasmática) é como a pele da célula. O citoplasma exerce muitas funções para manter a célula viva. O núcleo pode ser considerado o cérebro da célula.
As células se reproduzem através das divisões celulares: mitose e meiose. A mitose é uma divisão equacional (mantém o número de cromossomos), responsável pelo crescimento, regeneração de tecidos e reprodução assexuada de seres unicelulares.
As células euplóides aberrantes são 2n±n, ou seja, apresentam todo um conjunto cromossômico (no caso da cebola, 8 cromossomos) a mais (poliploides, 2n+n) ou a menos (monoplóide, 2n-n). Os organismos euplóides aberrantes com no impar de cromossômicos devem ser estéril devido a problemas no pareamento na meiose.
Sendo assim, as células cancerosas apresentam quatro características que as distinguem das células normais: proliferação descontrolada, diferenciação e perda de função, poder de invasão e capacidade de sofrer metástases.
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.