A obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior. Publicou vários livros durante sua vida, sendo O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867–1894) os mais proeminentes.
O socialismo científico, também chamado de socialismo marxista, é uma teoria política, social e econômica. Ele foi criado em 1840 por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Como o próprio nome indica, esse modelo esteve baseado na análise científica e crítica do sistema capitalista.
Liberalismo e Anarquismo são duas correntes político-ideológicas que são bem diferentes umas das outras, sendo o Liberalismo geralmente associado com a Direita (por propor manutenção da propriedade privada) e o Anarquismo com a esquerda (por ser uma forma de socialismo).
O liberalismo, herdeiro do pensamento iluminista do século XVIII, expressava o ponto de vista da burguesia, defendendo o capitalismo. Já o socialismo, em suas versões utópica e científica, expressava o ponto de vista do proletariado e propunha a abolição do capitalismo.
Liberalismo: é a forma ao mesmo tempo racional e intuitiva de organização social em que prevalece a vontade da maioria quanto á coisa publica. Socialismo: é um sistema politico onde todos os meios de produção pertencem a coletiva onde não existiria o direito a propriedade privada.
O princípio do liberalismo é o conhecimento da razão humana e o direito irrevogável à ação e realização própria, livre e sem limites. ... O liberalismo foi combatido pelas doutrinas socialistas e comunistas, as quais se opuseram de forma bem mais forte do que as correntes conservadoras e tradicionais.