Estão proibidos:
Veja como ficam as atividades. A Prefeitura Municipal de Curitiba publicou nesta terça-feira (9/3) o Decreto 520/2021, que define a forma de funcionamento das atividades comerciais e dos serviços na capital a partir desta quarta-feira (10/3).
- Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias, centros comerciais e feiras de artesanato: das 9 às 19 horas, de segunda a sábado, sendo autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery até às 19 horas.
Podem funcionar das 6 às 23 horas, de segunda a sábado, com proibição de consumo no local, sendo autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery, os seguintes estabelecimentos e atividades essenciais (com proibição de bebida alcoólica após as 20h):
O que pode funcionar Supermercados (apenas para produtos de alimentação, bebidas, higiene e limpeza - para humanos e animais), mercearias, quitandas, distribuidoras de bebidas e comércio de alimentos para animais, das 7 às 20 horas, de segunda a sábado.
Atividades essenciais, sem restrições de horários:
Mercados e feiras
a) comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, distribuidoras de bebidas, peixarias e açougues; b) mercados, supermercados e hipermercados; c) comércio de produtos e alimentos para animais.
Atividades de prestação de serviços não essenciais, tais como escritórios em geral, salões de beleza, barbearias, atividades de estética, academias de ginástica para práticas esportivas individuais, serviços de banho, tosa e estética de animais: de segunda a sábado até às 23 horas, com proibição de abertura aos ...
Atividades essenciais, sem restrições de horários:
A bandeira vermelha permite o funcionamento apenas de setores essenciais da economia, como mercados, farmácias, postos de combustível, transportes coletivos e serviços de hospedagem. Doria informou que as escolas das redes pública e privada seguirão abertas. CONDIÇÃO POR TEMPO LIMITADO.
Confira o que abre e fecha no carnaval em Curitiba
As feiras livres e comércio nos mercados funcionam normalmente. Na terça só funciona a agência do Aeroporto Tom Jobim das 8h às 15h30. Na quarta-feira, o atendimento ocorre a partir das 12h. Os hospitais estaduais funcionarão no esquema usual de plantão.
Feriados nacionais para o ano de 2021
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval altera o funcionamento bancário, da Justiça e de órgãos públicos. O comércio, por outro lado, costuma funcionar normalmente. Em São Paulo, órgãos como Detran e Poupatempo estarão fechados nos dias 24 e 25 de fevereiro e vão abrir às 12h no dia 26.
Confira o que abre e o que fecha neste período:
Segundo a lei, terça-feira de carnaval não é considerada feriado nacional. Sendo assim, não é uma regra que as empresas interrompam suas atividades ou adotem uma remuneração diferente para os funcionários que trabalham neste dia.
Feriado do Carnaval
Afinal, vai ter feriado ou não? Em 2021, os tradicionais quatro dias de Carnaval caem entre os dias 13 (sábado) e 16 de fevereiro (terça-feira) Por causa da pandemia, as celebrações foram canceladas para evitar aglomerações.
A Igreja Católica determinou que todo ano a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de março. Sete dias antes da Páscoa é celebrado na Igreja Católica o Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. E, exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos, é terça-feira de carnaval.
Rio de Janeiro O feriado será mantido na terça-feira (16) no estado e no município. A prefeitura justificou a suspensão do ponto facultativo como uma das medidas para evitar aglomerações na cidade, que obedece ao planejamento conjunto de diversos órgãos para o período de carnaval.
O Carnaval, nos países cristãos, é comemorado 47 dias antes do dia da Páscoa, mas está relacionado também com antigos rituais pagãos. A comemoração do Carnaval está subordinada, nos países cristãos, à data da Páscoa. ... A Páscoa é considerada a data mais importante, já que é tida como o dia da Ressurreição.