Para efeito de planejamento, estima-se que a necessidade de água para o cultivo das hortaliças situa-se na faixa de 1,0 litro por segundo por hectare cultivado. O ponto de captação da água deve se situar próximo ou acima da área cultivada, para se evitar gastos excessivos com energia.
O cultivo de uma horta cria situações de aprendizagem reais e diversificadas, o que permite ampliar a inserção e as discussões dos temas trabalhados dentro da sala. Ou seja, ao plantar frutas e verduras, as crianças também poderão colher conhecimentos que serão levados pela vida toda.
Através da Horta Escolar é possível levar o aluno a consumir mais hortaliças como, também, a obter noções sobre Educação Alimentar, Ambiental e a servir-se dela como instrumento prático do processo ensino e aprendizagem.
A horta escolar tem como principal objetivo integrar os diversos tipos de recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de pesquisa e observação exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
Aprendizado – Voltado para alunos do ensino fundamental da rede pública, o Educando com a Horta Escolar é um projeto desenvolvido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, graças a uma parceria entre o FNDE e a FAO. Consiste na formação de hortas em escolas e no aprendizado interdisciplinar a partir dela.
Um dos objetivos de uma horta orgânica é promover o cultivo sem agredir o solo e o meio ambiente, consequentemente. Os agrotóxicos, fertilizantes e pesticidas agridem e prejudicam o meio ambiente, matando micro-organismos benéficos do solo e envenenando o seu alimento.
O Solo e as Plantações O solo é essencial para a plantação de vários alimentos. Esse elemento natural serve de fonte de nutrientes para as plantas, que são utilizadas como alimentos pelos seres humanos e animais.
Reserve um local do jardim, pode ser com pedras ou uma cerca; Prepare a terra com adubos e outros materiais orgânicos para deixá-la com nutrientes para suas plantas; De tempos em tempos adube e fertilize a sua horta; Dependendo do tamanho do seu jardim, vale plantar também tomates e outros legumes.
Alface, salsinha, hortelã, alecrim, manjericão são algumas das plantas que podem ser cultivadas de forma vertical. Para ter uma horta vertical, basta ter uma parede livre onde bata sol por pelo menos três horas por dia.
Faça uma abertura na terra e plante a hortaliça ou tempero desejado; Passei o barbante por entre os 4 furos próximos da tampa, junte os fios com um nó; Por fim, com o auxílio de um gancho de parede, acomode o fio do barbante no gancho, molhe as mudinhas e deixe sua horta suspensa crescer.