Como superar?
As causas da hidrofobia podem estar relacionadas com algum um evento traumático que o indivíduo sofreu em sua vida, como presenciar alguém se afogando, e conseqüentemente desenvolveu um medo de água. Esse medo pode ainda ser piorado quando a pessoa assiste a filmes, lê livros ou notícias de casos de afogamento.
selachofobia
A Tanatofobia ou Necrofobia é o medo excessivo da própria morte e/ou de outras pessoas que façam parte da rede social do indivíduo. A pessoa pensa excessivamente na morte e pensamentos relacionados a esse fenômeno pairam em sua mente a todo momento, causando-lhe muita ansiedade e impactando negativamente seu cotidiano.
Nictofobia
O termo para designar fobia de sapos é batracofobia, que significa medo da família de anfíbios, incluindo sapos, rãs, salamandras, etc. O medo de sapos é especificamente chamado Bufonofobia.
A entomofobia (também conhecida como insectofobia ou insetofobia) é o medo anormal ou a aversão a insetos e artrópodes semelhantes, e até a vermes. As pessoas que sofrem deste tipo de doença exageram a realidade, ou seja, para elas um simples inseto é muito mais do que parece.
A terapia cognitivo-comportamental é outra técnica eficaz muito utilizada para superar a nictofobia. Ela ajuda o indivíduo a manejar sua resposta de ansiedade quando confrontado com a escuridão ou noite. Alguns medicamentos podem ser usados para acalmar, tratar a ansiedade e/ou a depressão.
A fobia é um medo descontrolado, meio irracional e que surge mediante situações, objetos, pessoas ou lugares que nem sempre representam perigo iminente. Pessoas fóbicas, quando se sentem inseguras — frente ao motivo de seus medos —, podem entrar em crise de pânico provocada pela ansiedade excessiva.
A origem pode ser um trauma ou algum motivo desconhecido. A psicóloga explica que o corpo pede um sono tranquilo no escuro, mas para muitos o escuro é também o "desconhecido". O medo é uma defesa do desconhecido, as luzes podem ser um porto seguro.
Olá, Sentimentos e sensações a noite podem ter vários motivos, experiências traumáticas podem estar sendo vivenciadas durante esse período como lembranças, preocupações carregadas durante o dia que não são devidamente elaboradas são algumas explicações.
Existem técnicas de relaxamento que são capazes de te ajudar a relaxar no momento de dormir, assim os medos não se apoderarão dos seus pensamentos. Olá, O melhor que você pode fazer para se ajudar é conversar abertamente com seus pais ou responsáveis para lhe acompanhar numa consulta com um médico e psicólogo.
7 dicas para superar os seus medos
Quando você sonha com desespero, isso está refletindo, quase sempre, uma situação de sua vida real, com alguma coisa lhe incomodando e que pode se tornar desesperadora, se você não tomar uma atitude para sua solução. ... Ao sentir desespero em sonho, você está abrindo as portas do seu subconsciente.