No processo de floculação se formam flocos-geralmente de substancias indesejáveis- por meio da aglutinação dessas sujeiras. Nesse sentido, a etapa de filtração terá como objetivo reter essas sujeiras/flocos, permitindo que só o líquido esteja presente para a próxima fase e/ou para o produto final.
A filtração é um método de separação de misturas heterogêneas, que se baseia na passagem da mistura por um filtro. Existem dois tipos de filtração: a comum e a vácuo. A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás.
Resposta. O tratamento da água deve ser feito como forma de prevenir doenças e disponibilizar a população uma água pura e de qualidade, tornando-a apropriada para o consumo da população.
O pH do sulfato de alumínio está em torno de 2,0 a 3,5, significando que é ácido, então para facilitar a floculação adiciona-se Hidróxido de Cálcio para aumentar o pH, deixando-o em torno de 6,5 que é considerado ideal para uma boa floculação.
Verificado por especialistas O hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio são moléculas iônicas que interagem com outras moléculas da água, além de serem bastante densos, dessa forma as sujidades na água se ligam a essas substâncias, e por ficarem mais densas, decantam.
Decantação é basicamente o ato de separar, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida. Os sólidos sedimentam no fundo do decantador de onde acabam sendo removidos como lodo, enquanto o efluente, livre dos sólidos, decanta pelo vertedouro.
Catação é um método de separação de misturas heterogêneas sólidas. Esse processo, que separa substâncias sólidas de outras substâncias também sólidas (sólido + sólido), é feito de forma manual. Para tanto, utiliza-se apenas a mão ou recorremos ao auxílio de algum instrumento, geralmente uma colher ou uma pinça.
Decantação. nesta etapa a água é direcionada para outros tanques, e, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.
A Estação de Tratamento de Água, também conhecida como ETA, visa reduzir a concentração de poluentes na água. E, principalmente, eliminar os materiais orgânicos e micro-organismos patogênicos para o seu consumo. Dessa maneira, tratar a água para que ela não apresente riscos para a saúde pública.
Coagulação. Substâncias coagulantes são adicionadas na água com a finalidade de reduzir as forças eletrostáticas de repulsão, que mantém separadas as partículas em suspensão, as coloidais e parcela das dissolvidas.
Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição. Quando a água é captada de mananciais subterrâneos, por meio de poços, não é necessário que ela seja tratada em uma ETA. Apenas recebe dosagens de cloro e flúor nos reservatórios.
Para a CAEMA nada é mais importante do que a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente. Captar a água bruta, torná-la potável e distribuí-la não é tarefa fácil, pois a CAEMA tem um gasto muito alto com produtos químicos, materiais e mão de obra especializada. ...
Consumir água tratada evita uma gama de doenças causadas por bactérias e micro organismos contaminantes. Além do tratamento adequado, que já acontece nas cidades com a distribuição encanada se faz necessária a filtração adequada.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Depois de ser captada na represa, a água passa por algumas etapas importantes antes de ser distribuída à população para consumo
A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento. Já a captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos.
Captação: Inicialmente a água é captada de um rio, lago ou represa, por exemplo, por meio de uma adutora (conjunto de tubos), que traz a água para um tanque na estação de tratamento.
Depois de tratada, a água é armazenada em reservatórios de distribuição para, depois, ser levada até os reservatórios de bairros, estrategicamente localizados. De lá, a água segue por tubulações maiores (adutoras) e entra nas redes de distribuição até chegar ao consumidor final.
- 97% da água disponível no mundo está nos oceanos, ou seja, é água salgada. - 3% de água doce está distribuída da seguinte forma: - 29,7% aquíferos; ... - 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor-d'água, etc.).