Antigamente a figura do professor era tida como sagrada. ... As famílias atribuíam a ele total confiança, uma vez que era a escola, através do professor, que seus filhos realizariam o sonho dourado de mudança de status e de ascensão social.
Não agir com autoritarismo Ouvir os alunos é uma atitude muito importante para o entendimento das causas da indisciplina, pois, como qualquer pessoa, todos gostam de ter as necessidades bem compreendidas. Use da comunicação ao seu favor para expor também o porquê algumas atitudes indisciplinadas podem ser prejudiciais.
Outras instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento das desigualdades sociais com algumas atitudes simples como: Um calendário com eventos para pais e alunos promovendo palestras com os temas sobre Planejamento financeiro, igualdade, segurança, cidadania e etc.
A família é uma das mais importantes instituições de controle social que a sociedade possui. ... Diante desse viés, podemos dizer que a estrutura familiar sobrepõe a atenuação da desigualdade social na redução da criminalidade.
Algumas das causas da desigualdade social: Má distribuição de renda – e concentração do poder; ... Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em assistência a populações mais carentes, em saúde, educação; Falta de oportunidades de trabalho.
A desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo. Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.
É claro que o capitalismo e o mercado causam desigualdade. O que os economistas chamam de mercado nada mais é do que a reunião de pessoas interessadas em trocar bens entre si. E as pessoas têm interesses, preferências e necessidades diferentes. Essa diversidade de preferências faz a renda se concentrar.
Decorrente, essencialmente, da má distribuição de renda, as consequências da desigualdade social no Brasil são observadas pela: