Tais seres vivos, ao entrarem em contato com várias flores de uma mesma espécie, propiciam o encontro de grão-de-pólen com estruturas reprodutivas femininas. Assim, a polinização das angiospermas não ocorre unicamente pela ação do vento, como nas gimnospermas.
O ciclo de vida das angiospermas é complexo, envolve o processo de dupla fecundação quando comparado a outros grupos de vegetais, o ciclo ocorre pelo processo de polinização, ou seja o momento em que ocorre a transferência de pólen produzido na antera para a estigma.
Acredita-se que as angiospermas tenham surgido há cerca de 140 milhões de anos, no período Cretáceo. Grãos de pólen já foram identificados em rochas do Jurássico, porém nenhum característico de angiospermas. Mais de dois terços de angiospermas são eudicotiledôneas.
Raiz: origem e principais funções. A raiz origina-se na radícula do embrião, sendo formada a partir do meristema subapical radicular. ... - Zona de ramificação: região onde ocorre a formação de raízes laterais a partir do periciclo da raiz principal.
A dupla fecundação é característica das angiospermas, porém em Ephedra esta dupla fecundação produz outros embriões. Em angiospermas, a dupla fecundação forma o embrião e o endosperma. Algumas gnetófitas são polinizadas por insetos.
Então, um grão de pólen pode formar uma espécie de tubo, o tubo polínico, onde se origina o núcleo espermático, que é o gameta masculino. O tubo polínico cresce até alcançar o óvulo, no qual introduz o núcleo espermático. ... Uma vez no interior do óvulo, o núcleo espermático fecunda a oosfera, formando o zigoto.
Na dupla fecundação que ocorre em certas plantas, um dos núcleos espermáticos do tubo polínico funde-se à oosfera e origina o zigoto diplóide. O outro núcleo espermático funde-se aos dois núcleos polares do óvulo e origina uma célula triplóide que, por mitoses sucessivas, produz o endosperma.
Pelo interior do tubo polínico deslocam-se duas células haploides, os núcleos espermáticos, que são os gametas masculinos. ... O tubo polínico atinge exatamente a micrópila ovular e um dos dois núcleos espermáticos do pólen fecunda a oosfera, originado o zigoto. Este dará origem ao embrião.
Núcleo espermático são os gametas do homem (gametas masculinos).
Resposta: Durante este período, em algumas espécies, a célula generativa do grão de pólen divide-se por mitose originando dois gâmetas masculinos – as células espermáticas e o núcleo vegetativo degenera. O tubo polínico é constituído por três células, a vegetativa e as duas células espermáticas.