Como acontece a implantação do embrião no útero? O zigoto se forma na tuba uterina após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Os pronúcleos se fundem em uma única célula, chamada zigoto, e depois de algum tempo passam a se dividir, processo chamado de clivagem.
Por volta da nona semana após a fecundação, o embrião mede cerca de 2,5 centímetros. Nessa fase há o surgimento das células ósseas (osteoblastos) nas cartilagens do embrião, iniciando o processo de ossificação. Nesse período, o embrião já tem aparência humana e passa a ser chamado de feto.
Três a quatro dias após a fecundação, o embrião chega ao útero na fase mórula, formado por aproximadamente doze a dezesseis blastômeros, após dois a três dias, ele está implantado no útero sendo considerado blástula (blastócito ou blastocisto).
Entre a quarta e a oitava semana os três folhetos germinativos diferenciam-se em órgãos e o embrião já tem forma humana. Este é o período mais crítico, pois pode haver malformações caso aconteça algum distúrbio.
Ectoderma é o folheto mais externo (ecto = fora) e que reveste o embrião. Ele dará origem ao sistema nervoso central (SNC), sistema nervoso periférico (SNP), epiderme e estruturas associadas, tais como pelos e unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas.