A respiração é um dos sinais verificados em qualquer avaliação do paciente. Os movimentos respiratórios são demonstrados pela movimentação do tórax e abdômen. A medida exata da respiração vai depender da observação, pelo profissional, dos movimentos torácicos e abdominais normais.
Por que não se deve respirar pela boca? Porque quando respiramos pela boca o ar vai diretamente para os pulmões, sem passar por qualquer tipo de purificação. O único lugar do nosso corpo capaz de realizar tal função é o nariz, pois tem as estruturas ideiais para a correta inspiração do ar no ambiente em que se vive.
A respiração pela boca pode acontecer quando há alguma alteração no trato respiratório que impede a passagem correta do ar pela vias nasais, como desvio de septo ou pólipos, ou acontecer como consequência de gripes ou resfriados, sinusite ou alergia.
As consequências desse tipo de respiração, também chamada de oral, são várias: desgaste das vias respiratórias – que ficam mais frágeis; alterações na face e na dentição; além de problemas relativos ao sono que comprometem a qualidade de vida.
Em caso de falta de ar, o primeiro passo é manter a calma e sentar-se confortavelmente, fechando os olhos de modo a conseguir concentrar-se na própria respiração. Depois disso, deve focar a atenção na entrada e saída do ar dos pulmões, de forma a regular a respiração.
A dificuldade de respirar pode ser causada por diversos fatores inclusive pelos estados ansiosos, pânico e situações com as quais não consegue lidar no seu dia a dia. Procure ajuda do seu médico e de um psicólogo. Fique tranquilo. O importante é saber a origem do seu sintomas e tratar.
Loratadina é um antialérgico muito utilizado em casos de rinite. Se sua falta de ar for relacionada a outras causas essa medicação não irá funcionar.
O chá de vassourinha-doce é um ótimo remédio natural para asma devido às suas propriedades expectorantes. Adicionar a vassourinha-doce na água e deixar ferver por 10 minutos. A seguir, deixar amornar, coar e beber 3 a 4 xícaras por dia.