Clampear o coletor de urina em sistema fechado; Lavar as mãos e calçar luvas estéreis; Conectar a via do transdutor de pressão ao paciente: EM PACIENTES COM SVF DE 3 VIAS: CONECTAR NA 3º VIA DA SONDA. DO SISTEMA COLETOR DE URINA COM AGULHA 40x12 OU JELCO. ATENTAR PARA TÉCNICA ASSÉPTICA!!!
A pressão por este método é medida através de um cateter introduzido na artéria, o qual é conectado em uma coluna liquida. A medida da pressão é obtida através do transdutor de pressão que faz a leitura; é obtida pressão sistólica, diastólica e média.
Na inserção do cateter:
A cateterização arterial constitui o modo mais preciso de monitorização da pressão arterial, conhecida como pressão arterial invasiva (PAI), que consiste na introdução de um catéter em uma artéria por punção percutânea direta ou através de dissecção.
Zerar nada mais é do que “tarar” o monitor, como se faz com uma balança. Você deve fechar o circuito para o paciente, ou seja, a leitura do monitor vai representar todo o circuito menos o componente da artéria do paciente. O próximo passo é tarar, ou seja, apertar o botão “zerar”.
Puncionar a artéria com o cateter em ângulo de 30° a 45°, com direção ao seu contra fluxo, até verificar o retorno de sangue no canhão do cateter.
A coleta da gasometria arterial é realizada por meio de uma punção arterial, normalmente na artéria radial, braquial ou femoral.
Pressão arterial distólica (PAD) < 60 mmHg e/ou. Pressão arterial média (PAM) < 70 mmHg ; PAM=[(2 x pressão diastólica)+ pressão sistólica] / 3 e/ou.