Uma Central de Material e Esterilização pode ser descentralizada, quando cada unidade hospitalar esteriliza e prepara o material utilizado, semicentralizada, onde os materiais são preparados em cada unidade e esterilizados no mesmo local, ou centralizada, quando o preparo e a esterilização são feitos no mesmo lugar.
Área suja: expurgo, destinado ao recebimento e lavagem dos artigos encaminhados pelas diversas unidades; Área limpa: destinada ao preparo dos materiais e da montagem da carga do processo de esterilização; Área estéril: destinada a retirada dos materiais e roupas já esterilizados e acondicionamento destes materiais.
Área Limpa ou Sala Limpa São áreas esterilizadas com controle ambiental definido em termos de fluxo de ar, pressão, temperatura, umidade, ruído, vibração, iluminação, contaminação microbiana e por partículas, projetada e utilizada de forma a reduzir a introdução, a geração e a retenção de contaminantes em seu interior.
Hoje a CME é bastante simples e localiza-se no terceiro pavilhão desse hospital, próxima à lavanderia, almoxarifado e ao serviço de nutrição. Possui uma área de 63,36m2 dividida em expurgo, material não esterilizável, preparo e área de material esterilizável, como mostra a Fig. 02.
Trata-se da área que oferece riscos mais graves de transmissão de infecções, já que se destinam a pacientes que sofrem de doenças mais críticas, podendo estar imunodeprimidos, portando doenças infecciosas em que o patógeno é de alto grau de transmissibilidade, localizando-se em ambientes em que se realizam ...
A Sala Classificada ou Sala Limpa é uma sala com controle ambiental definido em termos de contaminação por partículas viáveis e não viáveis, com controle de umidade, temperatura e pressão projetada e utilizada de forma a reduzir a introdução, a geração e a retenção de contaminantes em seu interior.
5 cuidados para o seu pós-operatório
Para construir e montar Salas Limpas tem que estudar a estrutura, instalações físicas, edificação, as superfícies interiores (paredes, piso e teto) divisórias e forros auto-portantes, painel de poliuretano ou poliisocianurato, painel de poliestireno, painel de lã de rocha.
Preparar o paciente para cirurgia, com informações a respeito da rotina da sala de cirurgia, administrar antibióticos para limpeza intestinal. Avaliar os fatores de risco para a tromboembolia (Fumo, uso de anticoncepcionais orais varizes nas extremidades inferiores) e aplicar meias elásticas, se prescrito.
Orientação prévias para o paciente sobre a cirurgia antes da internação; Consentimento informado; Orientação e Treinamento do Paciente antes da Cirurgia para Autocuidado no Pós-operatório; Orientação sobre continuidade ou suspensão dos medicamentos de uso contínuo.
A recomendação é que a paciente não se relacione sexualmente por 30 dias após o procedimento. Durante esse período a cicatrização ainda estará começando, podendo acarretar riscos diversos à paciente.
Essa fase dura até oos 6 meses de pós operatório e pode criar irregularidades, já que a cicatrização não ocorre de forma igual em todas partes do corpo. Por fim entramos na fase final, entre os 6 e 12 meses de pós operatório, onde toda o edema e fibrose regridem, aparecendo o resultado definitivo.
Os principais cuidados que devem ser seguidos depois de uma cirurgia incluem:
Normalmente, após um mês da cirurgia, já se pode retornar às atividades, como trabalhar, dirigir, ter relações sexuais e realizar exercícios leves, como caminhadas.
Sentir dor no local da cirurgia é o problema mais comum. Infecções no local e reações aos medicamentos usados durante a anestesia também são efeitos comuns que podem ocorrer. Outros efeitos colaterais possíveis que podem ocorrer durante e após a cirurgia, incluem: Hemorragia.
Por isso, é recomendado que o paciente evite falar muito após qualquer procedimento cirúrgico. Alterações hormonais, como queda de cabelo, surgimento de acnes, ressecamento da pele e mudanças no ciclo menstrual, também podem acontecer.
Como elimina-los? É muito comum ter gases após uma cirurgia abdominal, principalmente nos primeiros dias. Pode usar Luftal e procurar andar bastante, para auxiliar a eliminar os gases .
Porém, existem certos alimentos que atrapalham no processo de cicatrização da pele e devem ser evitados nesse período....A alimentação durante a cicatrização