Fórmula para calcular o trabalho de um motor: W = Trabalho (N x m). F = força em Newton (N). D = distância em metro (m). Qual motor deverá ser utilizado para que seja capaz de levantar uma carga de 30Kg a uma distância de 6 m?
Usando a fórmula (V × I × Eff)/746 = HP, determine a força-cavalo do motor elétrico. Multiplique voltagem, corrente e eficiência em conjunto e divida o resultado por 746. Por exemplo, uma força-cavalo de um motor de 230 v puxando 4 ampères com uma eficiência de 82% resultaria em 1 força-cavalo.
Isso ocorre porque o movimento de tais motores é determinado pela freqüência da corrente alternada que os alimenta e pelo número de enrolamentos que possuem. Os motores projetados para operar na rede de 60 Hz possuem velocidades sincronizadas com valores típicos de 3600, 1800, 1200, 900, 720, 600, 514 e 450 rpm.
735,4987 W
A potência de um motor será a energia útil gerada por unidade de tempo, que pode ser entendida, de forma muito simplista, como a capacidade de aceleração.
Chama-se fator de serviço (FS) o fator que, aplicado à potência nominal, indica a carga permissível que pode ser aplicada continuamente ao motor, sob condições especificadas. ... Assim, por exemplo, um motor de 50 cv e fator de serviço 1,1 pode fornecer continuamente a uma carga, a potência de 55 cv.
O termo Fator de Serviço (FS) diz respeito ao fator que, aplicado à potência nominal, indica a carga permissível que pode ser aplicada continuamente ao dispositivo, sob condições especificadas.
FS ou Fs pode referir-se a: Força Sindical, uma central sindical brasileira.
Em motores monofásicos é comum encontrar apenas a indicação de “tensão menor” e “tensão menor” indicando ser 110V ou 220V, por exemplo. As letras L1, L2, L3 indicam as linhas de entrada, ou seja, onde os cabos da energia elétrica trifásica deverão ser ligados.
O tipo de carcaça permite identificar grande parte de suas dimensões mecânicas. O tamanho da carcaça é definido pela potência e rotação do motor e é identificada pela letra H, que vai da base de suporte do motor até o centro do eixo, medida em mm. A altura H é exatamente igual ao modelo da carcaça do motor.
Lembrando que p é o número de pares dos polos. Então se são 2 polos, isso significa que será 1 par de polos. Se fosse 4 polos, seriam 2 pares de polos. Para medirmos a rotação de um motor podemos utilizar de alguns dispositivos.
4 Polos - 1800 rpm.
Um eletroímã, ao ser energizado, produz os mesmos efeitos magnéticos de um ímã, apresentando igualmente um pólo norte e um pólo sul. um alinhamento na direção do campo magnético, porém com os pólos opostos se defrontando.
Motor de indução é um motor elétrico construído de tal maneira que se têm dois campos magnéticos girantes. Os motores de indução são máquinas eléctricas, concretamente máquinas assíncrons (Motor Assíncrono).
Motor monofásico é um tipo de motor que possui apenas um conjunto de bobinas e sua alimentação é feita por uma única fase de corrente alternada. Dessa forma, este tipo de motor absorve energia elétrica de uma rede monofásica e transforma-a em energia mecânica.
O motor monofásico é um componente de baixa potência. Por isso, ele é recomendado para equipamentos de menor porte, geralmente aqueles que trabalham com movimentos de rotação. Assim, são mais encontrados em residências, comércios e pequenas indústrias.
O princípio de funcionamento para o motor de indução se baseia na criação de um campo magnético rotativo, ou campo girante. Este campo girante surge a partir da aplicação de tensão alternada no estator, que a partir de então ele consegue produzir um campo magnético rotativo que atravessa os condutores do rotor.
A frenagem dinâmica é outro método para frear um motor. É alcançado reconectando um motor em funcionamento para atuar como gerador imediatamente após ser desligado, parando rapidamente o motor. A ação do gerador converte a energia mecânica de rotação em energia elétrica que pode ser dissipada como calor em um resistor.
O sistema de frenagem é composto por um eletroímã que deve ser alimentado ao mesmo tempo que o motor e este é responsável por liberar o eixo do motor. Quando é interrompida a corrente elétrica no motor e no eletroímã, as molas empurram a armadura do eletroímã contra o disco de freio comprimindo-o e gerando atrito.
A frenagem eletromagnética ou frenagem dinâmica esta baseada na aplicação de corrente contínua ao enrolamento do motor, transformando-o em um eletroímã.
O que é um Resistor de Frenagem? É um dispositivo elétrico passivo que pode ser utilizado em conjunto com o inversor de frequência para reduzir a velocidade do motor sem prejuízo aos equipamentos. ... Este resistor tem a função de converter a força contra eletromotriz em calor, protegendo o inversor.