Cinto pélvico ou subabdominal - Equipamento que se ajusta na região pélvica. Cinto torácico ou diagonal - Equipamento que se ajusta na região do tórax, em posição diagonal. Cinto de três pontos - Equipamento que se ajusta na região do tórax e na região pélvica.
Mas afinal, quais são os tipos de cinto de segurança?
O cinto de três pontos é o mais tradicional dos cintos. Ele tem a forma de um Y e envolve o tórax, a bacia e os ombros, é o que mais dá proteção, pois ao sofrer o impacto, a força é distribuída e absorvida por toda a área de contato do corpo humano.
E não basta usar o cinto, utilizar o de três pontos é muito mais adequado do que o cinto abdominal. Por exemplo, o cinto de três pontos retém melhor os ocupantes em sua posição e aumentam a distância das partes rígidas do veículo – principalmente regiões abdominais e cabeça, minimizando o impacto em caso de acidente.
Pressão das fábricas, pois é mais complexo e caro instalar o cinto de três pontos no meio do banco traseiro.
Vamos à lista:
Primeiramente, encaixe a fivela do cinto de segurança do veículo. Depois, puxe o cinto de segurança do veículo e insira a parte subabdominal do cinto de segurança do veículo nas guias do cinto subabdominal. Puxe e passe a parte diagonal do cinto de segurança do veículo por trás do bebê conforto.
Regra geral: cinto com um dedo de folga Seja lá qual for o grupo de massa e o modelo de cadeirinha utilizado pela criança, é necessário verificar a folga no cinto. É necessário ajustar o cinto de segurança da cadeirinha de forma que o espaço entre o corpo da criança e o cinto não seja maior do que 1 (um) dedo.
No carro com cinto de três pontos, é importante só dispensar o assento elevado se a criança tiver 1,45 m ou mais. No caso do cinto abdominal, este poderá, segundo o Contran, ser usado no banco de trás por crianças a partir de 4 anos, sem necessidade de assento elevado.
Em primeiro lugar é importante certificar que o banco do veículo esteja em uma posição correta, permitindo que o cinto de segurança fique sobre o ombro do indivíduo. Nunca perto da face ou do pescoço. No caso do cinto abdominal, ele deve estar acomodado sobre a região pélvica, com folga de aproximadamente 3 cm.
Bebês de até 1 ano de idade devem ser transportados no banco de trás do carro no bebê-conforto, de costas para o movimento. Crianças entre 1 e 4 anos devem ficar na cadeirinha presa com o cinto e no banco traseiro. Crianças com idade entre 4 e 7 anos e meio devem utilizar um assento de elevação no banco de trás.
Melhores Cadeirinhas para Auto de 2021
As novas normas determinam que: bebês de até 01 ano de idade (13 kg) devem ser transportados no banco de trás do carro no bebê conforto, de costas; crianças entre 01 e 04 anos (9 kg a 18 kg), devem ficar na cadeirinha presa com o cinto, no banco de trás; para aquelas com idade entre 04 e 07 anos e meio (18 kg a 36 kg), ...
Modelos de cadeirinha de carro
De 4 a 7 anos e meio
A partir daí ela pode passar a utilizar o cinto normal do banco, sem assento. – Bebês a partir do nascimento até um ano de idade (9 a 13 kg de peso, dependendo do fabricante): devem utilizar o bebê conforto ou conversível – sempre com o assento voltado para trás.
A cadeirinha para carro da Kiddo é adequada para crianças de 9 a 36 kg, compreendendo os grupos 1, 2 e 3. Possui 4 opções de reclínio e apoio de cabeça em múltiplas posições de altura. Apresenta um apoio lateral para a cabeça, fácil instalação, design anatômico e cinto de segurança de 5 pontos.
Melhores Cadeirinhas para Auto de 2021
10 melhores cadeirinhas para comprar em 2021
O Top Tether é um dispositivo de segurança baseado no ISOFIX que os sistemas de retenção infantil possuem, e que fornece um terceiro ponto de fixação, que prende a parte superior da cadeira infantil ao veículo, e impede que este se incline para frente em caso de colisão.
Quais são as melhores cadeirinhas de descanso?
A cabeça da criança deve se posicionar perfeitamente no suporte de cabeça da cadeira para auto, ou seja, não deve estar nem alta demais, nem baixa demais. À medida em que a criança cresce, é preciso elevar o suporte de cabeça, para que ela permaneça sempre na altura correta para proporcionar conforto.
Na verdade é muito simples evitar a asfixia postural em bebês.
O ideal, por segurança, é que a cadeirinha fique virada para trás o maior tempo possível a fim de evitar o efeito chicote na criança, por ela ainda não ter a sustentação completa da sua cabeça. Mesmo em uma velocidade baixa o efeito chicote pode impactante.
Bebês de até 1 ano de idade devem ser transportados no banco de trás do carro no bebê-conforto, de costas para o movimento. Crianças entre 1 e 4 anos devem ficar na cadeirinha presa com o cinto e no banco traseiro. Crianças com idade entre 4 e 7 anos e meio devem utilizar um assento de elevação no banco de trás.