Como já falamos um parágrafo de TCC deve sempre iniciar com um tópico frasal. Sendo este geralmente expresso com uma frase curta para apresentar o conteúdo. O tópico frasal é a frase que introduz a ideia central a ser desenvolvida, sustentada e argumentada no parágrafo.
O Blog de Redação
Assim que…, Em seguida…, Até que…, Quando…, Por fim…, Depois de…, Antes que…, Por ora…, De repente…, De vez em quando…, A tempo…, Às vezes…, De quando em quando…, Em algum momento…, Mais adiante…, Durante…, Todavia…, Após…, etc.
Para a coesão entre os períodos do mesmo parágrafo e entre os diversos parágrafos do texto, são usados: conectivos, sinônimos, repetição de frases ou palavras-chaves e pronomes.
Melhores maneiras de se fazer o parágrafo da conclusão:
De que forma eu consigo retomar a ideia da citação no meu parágrafo? Oi! As citações devem sempre estar “costuradas” ao seu texto em defesa do seu ponto de vista. Você deve lembrar que o texto do tipo dissertativo-argumentativo é só sobre defender o seu ponto de vista sobre o tema.
Palavras de transição
Escreva um ou dois parágrafos – 8 a 10 linhas – dando continuidade ao texto, sem necessariamente concluí-lo. Uma continuação adequada deve: apresentar uma articulação clara com os parágrafos iniciais; introduzir informações novas, que garantam a progressão no tratamento do tema.
Para garantir que você está utilizando a linguagem formal nos seus textos, siga as dicas a seguir:
Descubra 60 palavras formais da Língua Portuguesa.
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
É um exemplo de linguagem formal a palavra Adentrar pois podemos conjugar de maneira condizente com o pronome.
O domínio da escrita formal na redação do Enem é uma das competências linguísticas avaliadas, que cobra do candidato o conhecimento da modalidade padrão da língua. ... Primeira competência a ser avaliada, o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa é imprescindível para a construção do texto.
É na linguagem coloquial que encontramos as gírias, estrangeirismos, neologismos, abreviações, isto é, palavras e expressões que não se relacionam à norma culta da língua portuguesa.