Aulas práticas: Formulação, preparo de meios de cultura e isolamento de fungos; preparo de “sementes” e inoculação de fungos; Preparo de substratos; Inoculação de substrato; Visita ao laboratório de cogumelos da Embrapa; Visita à casa de vegetação, colheita e embalagem; Visita a produtor de cogumelos.
O shimeji, inicialmente cultivado em países orientais, hoje é um dos cogumelos mais difundidos no mundo. Assim como o shiitake, o shimeji é muito consumido na Ásia, principalmente na China. É também um velho conhecido dos pratos japoneses.
O shimeji-preto, o champignon e o shiitake são os cogumelos de cultivo mais simples....Aqueça o substrato para o micélio se difundir.
Necessita de refrigeração (temperatura de 15 ºC a 18 ºC) e ambiente sem luz. O shiitake pode ser cultivado em blocos de serragem, que demanda tecnologia especializada, ou em toras com pequenos furos, nos quais o fungo é inoculado e recebe, após seis meses de incubação, um estímulo denominado choque hídrico.
Coloque um pequeno pedaço de cogumelo nas placas de Petri ou frasco de vidro , em um meio de cultura em ágar. Mantenha o meio úmido e sob temperaturas adequadas para a espécie de cogumelo cultivada; o micélio crescerá e preencherá a vasilha em cerca de duas semanas.
Seu cultivo envolve cinco fases: compostagem, pasteurização e condicionamento do substrato, inoculação e incubação, cobertura do substrato colonizado com a camada de cobertura e a indução de primórdios e produção dos basidiomas.
Assim como todas as drogas, o consumo frequente ou em grandes quantidades de cogumelo podem trazer alguns riscos para a saúde da pessoa, como agitação, perda do controle muscular, convulsões, paranoia, psicose, parada cardíaca e coma.
Caso a fonte de matéria orgânica seja conhecida (um pedaço de madeira, uma raiz de uma árvore cortada na calçada que se expandiu para o jardim), basta remover o cogumelo junto com os micélios, que são como as raízes do fungo, cavar e remover também a tal tábua ou raiz.
umami