A Construção do Enredo
a)Situação Inicial -> b)Conflito -> c)Clímax -> d)Desfecho ->
Possui métrica binária pela relação que exerce com o samba de quadra, terreiro ou de roda. Andamento médio para acelerado. Estrutura composicional ampla, com até quatro partes diferentes, e que posicionam-se em tonalidade maior, menor, e relativas.
20 sambas que não podem faltar na roda
Liberdade, Liberdade! Abra as asas sobre nós – Imperatriz Leopoldinense (1989) O samba que consagrou a Imperatriz como campeã do carnaval de 1989 não poderia ser diferente. Inclusive, esse samba é considerado por muitos como um dos melhores de toda a história do carnaval carioca.
Seca no Nordeste
Samba-enredo joga no time de samba-canção, samba-choro, samba-exaltação & cia. Os membros da equipe têm um denominador comum — aceitam dois plurais: sambas-enredos, sambas-enredo, sambas-canções, sambas-canção, sambas-choros, sambas-choro, sambas-exaltações, sambas-exaltação.
Em 2020, a agremiação promete movimentar novamente o carnaval carioca: com o enredo A Verdade Vos Fará Livre, o carnavalesco Leandro Vieira imagina como seria se Jesus Cristo retornasse nos dias de hoje, vindo do morro da Mangueira.
“Angenor, José e Laurindo” é o título do enredo da Estação Primeira de Mangueira, de autoria do carnavalesco Leandro Vieira, para o desfile de julho de 2021, caso seja autorizado pelo poder público e autoridades sanitárias. ... Cartola o poeta; Jamelão, sua voz mais famosa; e Delegado, o bailarino que foi mestre-sala.
Grupo Especial (LIESA) - Passarela do Samba - 23 e 24/02
Rio de Janeiro
Mangueira: 19 títulos (1932, 1933, 1934, 1940, 1949, 1950, 1954, 1960, 1961, 1967, 1968, 1973, 1984, 1984, 1986, 1987, 1998, 2002 e 2016);
Vá com roupas leves, práticas e confortáveis, tanto pelo período que estará desfilando e a fantasia utilizada, quanto pelo fato de não haver vestiários para a troca da fantasia; Tenha atenção com seus pertences e evite exibir itens de valor ou que chamem atenção.
A partir de Oiticica, a arte passa do estado de contemplação para afetar os comportamentos, tendo uma dimensão ética, social e política. No fim da década de 1960, é levado pelos colegas Amílcar de Castro e Jackson Ribeiro a colaborar com a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.
Envolve-se com essa comunidade, e, dessa experiência, nascem os Parangolés, a obra mais conhecida de Oiticica. São tendas, estandartes, bandeiras e capas de vestir que fundem elementos como cor, dança, poesia e música e pressupõem uma manifestação cultural coletiva.
"Parangolés" -espetáculo que a coreógrafa e bailarina Mariana Muniz estréia hoje, na Galeria Olido, inspirado na obra de Hélio Oiticica- revela uma profunda pesquisa artística envolvendo dança, poesia, samba e artes plásticas. ... O próprio Hélio dizia que eles só faziam sentido se fossem vestidos pelo público", diz ela.
Referindo-se a sua obra Hélio Oiticica diz – “o objetivo é dar ao público a chance de deixar de ser público espectador, de fora, para participante na atividade criadora”.
Oiticica superou a noção comum de se fazer arte e do tradicional conceito do que era arte, propriamente dita. Além de redefinir os conceitos artísticos de sua época, ele buscou dialogar com o público de uma maneira, até então, inovadora na cena artística brasileira.
Partindo de suas instalações, Oiticica passa a produzir uma série de trabalhos em que constrói caixas contendo materiais diversos. São recipientes feitos de madeira, vidro ou sacos que possuem compartimentos e carregam vários elementos, como areia, pigmentos, tecidos, terra, água e carvão.
Significado de Bólide substantivo feminino Denominação antiga dos mais importantes dos meteoritos. [Por Extensão] Veículo de grande velocidade; projétil. (Var.: bólido.).