Quais os sintomas de um catalisador entupido?
Quais são os sintomas de um catalisador entupido?
Grupo Ecotrade | Compra de sucata de catalisadores.
O catalisador automotivo é a uma das partes do sistema de escape de um automóvel. A transformação de gases poluentes liberados pelo motor (como CO, NOx e CxHy) em compostos seguros (como CO2, H20 e N2) é a principal função para que serve o catalisador.
Basicamente, o catalisador automotivo serve para o controle dos gases que saem do escapamento. Devido a combustão incompleta da gasolina que vai ao motor, o monóxido de carbono e vários compostos orgânicos voláteis se tornam o principal “produto” emitido pelo escapamento, gerando dessa forma gases extremamente nocivos.
O catalisador fica localizado após a saída do coletor de escape do motor, e a sua função é produzir uma aceleração na reação química dos gases de escape, transformando poluentes como CO, NOx CxHy em CO2, H20 e N2, que são menos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
O catalisador é um componente do sistema de escape do seu automóvel, localizado muito próximo do coletor ou até mesmo junto a este para manter uma temperatura elevada.
Ele é formado por um núcleo cerâmico ou metálico, que envolve uma camada de metais nobres, uma cápsula ou carcaça metálica, uma manta expansiva (que atua como um isolante térmico) e as flanges (cones de entrada e saída). Na maioria das vezes, o catalisador está posicionado nas proximidades do tubo de saída do motor.
“Ao retirar o catalisador do veículo, além de agredir o ambiente, fazendo com que todos os gases resultantes da combustão no motor sejam despejados no ar sem nenhum tipo de filtro, ele está cometendo uma infração de trânsito, pois retirar o catalisador é proibido pela legislação de modificação de veículos.