esponjas
Os poríferos não tem sistema nervoso. Dessa forma, um estímulo não será transmitido para outras partes do corpo; Entretanto,isso pode resultar uma reação local com fechamento do ósculo. ... Por esse motivo o sistema nervoso dos cnidários é chamado difuso ou reticular.
Um dos mais importantes medicamentos utilizados no tratamento da SIDA - o AZT (zidovudina) - foi isolado a partir de uma esponja das Caraíbas e o analgésico mais forte do mundo, 50 vezes mais forte que a morfina, foi retirado de uma espécie de caracol.
O corpo de um porífero possui células que apresentam uma certa divisão de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. é por isso que esses seres recebem o nome de poríferos (do latim porus: 'poro'; ferre: 'portador').
Tipos e Classificação
Os cnidários apresentam dois tipos morfológicos, as medusas e os pólipos. Algumas espécies podem apresentar as duas formas em diferentes períodos da vida. ... Os pólipos constituem os organismos sésseis, ou seja, fixos a um substrato. Apresentam formato tubular, como as anêmonas-do-mar.
Resposta. Resposta: Os poríferos não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, não apresentam órgãos, sendo considerados os animais mais simples do reino Animalia. São animais filtradores, sésseis quando adultos e podem apresentar estágios larvais móveis.
Resposta: O Reino Animalia é definido segundo características comuns a todos os animais: organismos eucariontes, multicelulares, heterotróficos, que obtêm seu alimento por ingestão de nutrientes do meio.
Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.
Depois de Aristóteles, Lineu organizou os seres vivos em dois grandes grupos: o Reino Animal e o Reino Vegetal. Lineu ainda classificou todos os animais conhecidos à época em sete grupos, a saber: mamíferos, répteis, anfíbios, aves, peixes, vermes e insetos.