A hibridização do tipo sp ocorre com átomos de carbono que estabelecem uma ligação tripla e uma simples, ou duas duplas. Dessa forma, o carbono fica com quatro orbitais desemparelhados, podendo realizar quatro ligações covalentes, não apenas duas.
Hibridização é o nome dado à fusão ou à união de orbitais atômicos incompletos, fenômeno que aumenta o número de ligações covalentes que um átomo pode realizar. Lembrando que orbital é a região do átomo em que há maior probabilidade de encontrar um elétron.
Hibridização ou hibridação é o processo de formação de orbitais eletrônicos híbridos. Em alguns átomos, os orbitais dos subníveis atômicos s e p se misturam, dando origem a orbitais híbridos sp, sp² e sp³./span>
Significado de Hibridização substantivo feminino Ação de combinar orbitais atômicos (num mesmo átomo), gerando o mesmo número de orbitais híbridos; hibridação. [Genética] Desenvolvimento ou produção de um híbrido. [Genética] Junção de uma cadeia de ADN ou ARN com uma cadeia de ácido nucleico. ... Hibridizar + ção.
A hibridização do carbono é o fenômeno natural que faz com que esse elemento possa realizar quatro ligações químicas. Define-se como hibridização a união de orbitais atômicos incompletos. Um orbital é classificado como incompleto quando ele apresenta apenas um elétron em seu interior em vez de dois.
De forma geral, quando um átomo de carbono está ligado a outros quatro átomos, a molécula (ou parte da molécula) terá um formato tetraédrico, similar a do metano. Isso ocorre porque os pares de elétrons que formam as ligações se repelem e a forma que maximiza a distância entre eles é a do tetraedro.
A tetravalência do carbono é sua propriedade de formar quatro ligações covalentes, ou seja, ele disponibiliza quatro elétrons ligantes. Isso porque em sua camada de valência o átomo de carbono possui 4 elétrons livres. Metano: molécula formada pela ligação de 4 átomos de Hidrogênio (H) a 1 átomo de carbono (C).