Funciona da seguinte forma: A arte da estampa é impressa em um papel especial e quando submetida a elevadas temperaturas, a tinta sublimática passa do estado sólido para o gasoso, marcando o tecido que está abaixo. Essa marcação, na verdade, é o que dá forma a estampa.
Processo de Sublimação Total Depois da primeira etapa finalizada, o tecido cortado é colocado na calandra e o papel sublimático apoiado sobre o tecido. Dessa forma, quando o tecido é comprimido junto ao papel nesse processo, a arte do papel é transferida para o tecido branco.
O que é a técnica de estamparia chamada sublimação De forma bem resumida, é um processo de estamparia onde você imprime um desenho em um papel para sublimação com tinta sublimática, e depois, através de uma prensa quente, transfere o desenho do papel para a peça de roupa.
Como funciona o processo de estampar camisetas?
Tecnicamente, sim, é possível a sublimação em algodão. O que acontece é que a estampa passará para o tecido com uma cor completamente opaca e, após algumas lavagens sairá quase que por completo. O papel específico para sublimação é uma espécie de adesivo e, no algodão possui baixa durabilidade.
Como a impressão direta em tecido deve ser realizada A tinta é depositada diretamente sobre o tecido que, por sua vez, passa por um forno, no qual é submetido à ação de uma prensa ou calandra. Já no caso da impressão direta sem sublimação, a tinta é depositada diretamente sobre o tecido (normalmente o algodão).
O nome do produto é Clear Subli Cotton Mono, e conforme você pode ver na imagem acima, é aplicado no algodão (ou viscose) como se fosse uma tinta de serigrafia (silk-screen) e depois passada na estufa. Depois basta levar para a prensa e sublimar normalmente, como se fosse uma peça em poliéster.
Dentre as opções mais utilizadas atualmente, podemos destacar a sublimação e a serigrafia, também conhecida como silk screen. No entanto, para encontrar o melhor processo você deverá considerar alguns fatores importantes, como a durabilidade da estampa, o custo-benefício, a agilidade na entrega da peça, dentre outros.
Conheça 5 possibilidades na hora de estampar uma camiseta
Os melhores tecidos para estampar camisetas
Personalizar Camisetas com transfer Dark ou Light é técnica mais indicada para camisetas de algodão e você terá que obrigatoriamente possuir uma impressora exclusiva para a tinta pigmentada a diferença é que a impressão é feita diretamente no papel transfer que é aplicado na camiseta e com algumas variáveis.
A personalização de camisetas pode ser realizada através de métodos tradicionais como a inserção de frases e estampas, novos cortes, o que é muito comum para as peças utilizadas como abadás, além das aplicações de materiais diferentes como, por exemplo, strass, bordados, lantejoulas, pedrarias e etc.
Esse processo não está tingindo a camiseta, mas sim aplicando uma camada do papel transfer nela. Por isso que camisetas transfer passam aquela sensação de que a área impressa fica mais “dura”, pois não há só tinta e tecido ali, mas também o material adesivo do papel.
A melhor maneira para fazer este tipo de estampa é através da prensagem térmica, algo similar ao processo de sublimação. Primeiramente é aplicada um tipo de cola especial para esse processo específico, seja utilizando uma tela de silk-screen ou manualmente.
Para aplicar o foil é necessário que o papel tenha sido impresso a laser. É muito importe que você esteja atento a isso, já que se o material não for impresso a laser não é possível aplicar o hot stamping e te explico o por quê. A Mimo Stamping trabalha com um processo termoquímico.
Transfere completamente o foil. Passe uma camada de cola foil nas unhas e espere até ficar completamente transparente. Aplique uma camada de foil e pressione com os dedos para colar bem. Remova a película do foil.
SECAGEM E POLIMERIZAÇÃO: Após estampar, pré-secar e repicar a cola, secar levemente até 80°C, por 3 minutos. Após secar levemente, sobrepor o Laminado Foil no local estampado e levar à prensa. Prensar com 100lbs de pressão, a 180°C, entre 10 e 15 segundos, dependendo do equipamento utilizado.
Feche o polaseal com bastante cuidado – pro foil não voar e nem virar; coloque dentro da pasta de aplicação da plastificadora Mimo Stamping. Se o número 1 já estiver verdinho, sua plastificadora Stamping está pronta pra usar. Insira a pasta e deixe ela sair do outro lado.
8 PASSO 06 Colocar o Papel Foil aplicado sobre o tecido e realizar a transferência a uma temperatura de 170 a 190°C por 10 a 12 segundos e pressão de 70 a 100 libras.