Jezrael
significado ainda desconhecido, mas que para muitos estudiosos significa “Deus semeia” ou "semente de Deus“. Jezreel lembra as promessas do nascimento de um novo povo, a partir da semeadura de Deus, conforme as profecias de Oséias: “Eu a semearei para mim na terra...” (Oséias 2,24-25).
Um nome simbólico dado por Oseias ao seu filho mais velho (Os 1:4), em sinal de uma grande matança predita por ele, como aquela que antes havia ocorrido na planície de Esdraelon (Os 1:4-5).
O Vale de Jezreel guarda muitas histórias. Jezreel é parte da paisagem que permite a única passagem Leste-Oeste da Terra Santa. ... Desde a antiguidade o vale já era considerado como uma faixa de terra fértil na ligação estratégica da rota de comércio entre o Egito ao Sul e Damasco ao Norte.
Gomer: Significa “perfeito(a)”, “completo(a)”, “acabado(a)”. A origem do nome Gomer é hebraica. Surge do hebraico gómer, que significa “completo”, e é mencionado na Escritura Sagrada. Trata-se de um nome bonito especialmente em virtude do sentido que carrega.
A distância total de condução de Monte carmelo to Jezreel Valley é de 44 km.
Povo do Vale de Jizreel, localizado na Galileia, parte norte de Israel. E Davi ficou com Aquis em Gate, ele e os seus homens, cada um com a sua casa; Davi com ambas as suas mulheres, Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita.
A vida familiar de Oseias refletia a relação "adúltera" que Israel havia construído com os deuses politeístas. ... Oséias teve três filhos: Jezreel (que significa Deus semeia), Lo-Ruama (que significa Sem Compaixão) e Lo Ami (que significa Não-povo-meu).
Monte Carmelo ou Monte do Carmo é uma montanha na costa de Israel com vista para o Mar Mediterrâneo. A grande cidade israelita de Haifa localiza-se parcialmente sobre o Monte Carmelo, além de algumas outras cidades menores, como Nesher e Tirat Hakarmel.
Distância entre o Monte Carmelo e as principais cidades
Ocorreu que o rei era um adorador do deus Baal e enviou um comandante com cinquenta homens buscar o profeta. Assim que os homens chegaram para afrontá-lo, ele (que estava sentado sobre um monte) disse “Se sou homem de Deus que caia fogo do céu e os consuma”. E assim foi feito.
Chuva era sinal de benção, de prosperidade, mas a idolatria levou o povo de Deus à ruína e a miséria. Deus tinha uma vontade declarada. Elias foi o instrumento do Eterno para que a vontade dele fosse “gerada”, primeiramente orando pela seca e depois orando pela chuva.
Dois bois são sacrificados e cortados em pedaços, que são colocados sobre a madeira. Elias pede então aos sacerdotes de Baal que orem para que o fogo acenda sob o sacrifício; eles oram de manhã até o meio-dia, sem sucesso.
Como se não bastasse em sua história a multiplicação de alimentos, a ressurreição de um morto e uma profecia de duração de 3 anos de seca cumpridas, Elias acabara de vencer os 350 profetas de Baal numa disputa épica, quando Deus se revelara à nação israelita de forma espetacular, consumindo o sacrifício por ele ...
Elias mata Thanit, Pigmaleão e todos os discípulos de Baal e Aserá
Quando o povo estava no deserto Deus os alimentou com o maná. Ele permitiu que Israel tivesse fome, para alimentá-los. Sendo esta uma forma de sustento mais importante que a comida, ele nutre nossas necessidades espirituais de uma maneira eterna, ao invés de promover um alívio temporário da fome física.
A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.
Em consequência da incredulidade, infidelidade e desobediência do povo, Deus fez com que eles levassem 40 anos para atravessar o deserto. ... Eles preferiam ter morrido no Egito ou no deserto, pois ficaram com medo de entrar na Terra Prometida por causa dos inimigos que lá estavam.
Os israelitas saem do Egito, uma terra de sofrimento, mas de fartura, e rumam para o deserto, uma terra de fome e morte potenciais, atravessando a água para a terra seca. Isto é possível por causa da intervenção Divina. Pela intervenção Divina ulterior, o faraó e o exército egípcio são destruídos.
Serpentes venenosas: por causa do fastio do maná, veio da parte do Senhor serpentes ardentes que morderam o povo e muitos morreram. Cura: Moisés ora a Deus pedindo perdão pelo povo; é levantada uma serpente de metal no deserto e todo aquele que a olha com fé é curado.
Domingo da Quaresma, Ano B) 14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. ... 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
É famosa, na Bíblia, a passagem em que o povo judeu, no meio do deserto, cansado de comer o insosso maná caído do céu, tem saudade das cebolas comidas no Egito, no tempo da escravidão.