"Roer unhas e ferir as cutículas podem predispor inúmeras infecções por causa das bactérias e dos vírus presentes nas mãos", explica Stellin. A quem engole pedaços das unhas, a situação tende a ser ainda mais agravante. O hábito pode provocar gastrite e inflamação no estômago a longo prazo.
SOS minhas unhas: como fortalecer as unhas que eram roídas
Tentem encontrar alguma atividade que possa substituir a necessidade de roer as unhas: Para algumas crianças, os trabalhos manuais são uma ótima maneira de manter as mãos ocupadas e relaxar. Para outras, aprender a tocar um instrumento também pode ajudar muito.
Indicações e contraindicações. Qualquer pessoa pode usar unhas de gel, mas elas costumam ser indicadas principalmente para quem tem o costume de roer unhas e, também para mulheres que não têm tempo de ir ao salão toda semana para manter as unhas sempre em dia.
E, o melhor é que eles conta com produtos caseiros e baratinhos.
Água e sal Os adeptos da receita indicam que o sal ajuda a endurecer a unha, tornando-a mais forte e evitando que quebre com facilidade. Essa receita consiste em misturar água, sal e creme hidratante, e mergulhar as pontas dos dedos por 5 minutos. Indica-se fazer isso 3 vezes por semana.
A cada 4 meses, em média, o pelo cai e nasce um outro no lugar. Só é motivo de preocupação quando a queda leva a falhas ou a falta total de cílios, porque isso significa algum problema mais sério, que pode ser desde alergia à maquiagem até doenças graves, como hipotireoidismo e até tumores.
Cada uma das pálpebras possui, em média, de 100 a 150 cílios, que possuem comprimento médio de 10 mm. A média diária de crescimento de cada fio é de 0,16 mm e nós perdemos cerca de cinco fios por dia – porém como os cílios estão em constante crescimento, a queda não costuma ser notada.