Modo de preparo e consumo Para preparar o chá de cavalinha, basta ferver 200ml de água e acrescentar 1 colher de sopa da folha. No caso do consumo combinado com o chá verde, coloque meia colher de cada erva. Depois, desligue o fogo, abafe por 5 minutos, coe e sirva.
Plantas medicinais: conheça as principais e seus benefícios para o nosso corpo
Capim Limão + Alecrim + Chá Verde: Outra ótima opção contra dores nas pernas e inchaço! Ajuda a acalmar e proporciona a melhora na circulação. Erva Cidreira + Alecrim + Hortelã: Prepare-se depois que você tomar esse chá é provável que vá ao banheiro muitas vezes!
Às vezes, um chá pode anular ou potencializar os efeitos do fármaco , reforça Chana. Também destaca que os chás ou fitoterápicos não devem ser utilizados ao mesmo tempo com medicamentos. Procure tomar seu remédio uma hora antes ou duas horas após a ingestão de plantas ou fitoterápicos.
Como o chá de inhame não tem muito sabor, pode ser interessante acrescentar algum adoçante para que fique melhor. No caso das mulheres que tomam o chá de inhame para engravidar, é recomendado tomar próximo ao período fértil para que haja estimulação da ovulação e aumente as chances de gravidez.
Raramente o inhame provoca efeitos colaterais, mas em casos específicos ocorrem náuseas e dores de estômago por conter uma substância chamada saponina em sua composição. E o organismo não consegue eliminar de maneira natural essas toxinas presentes no alimento.