A pessoa alérgica tem problemas com a proteína do leite. Já a intolerante tem problema com o açúcar do leite. Você sempre gostou de leite, queijo e, de repente, não consegue mais comer porque dá um mal estar, uma dor na barriga. Isso pode ser intolerância à lactose!
A intolerância à lactose é uma condição que faz com que a pessoa não consiga digerir leite nem alimentos que levam leite na composição. Ao ingerir esses produtos, o intolerante à lactose pode ter uma série de reações e sintomas (um ou vários deles), como enjoo, gases, vômito e diarreia.
1. Observe os sintomas de intolerância à lactose
Existem no mercado diversos produtos zero lactose. Ou seja, produtos que não contém esse açúcar do leite – ou têm uma quantidade muito pequena. Eles são destinados a pessoas que têm dificuldade em digerir a lactose, portanto, que são intolerantes à lactose.
Alerta sobre risco à saúde. A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados. É um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose.
Para retirar a lactose do leite e de outros alimentos é preciso adicionar ao leite um produto específico que se compra na farmácia chamado lactase.
Verdade. Mesmo que em diferentes graus, todas as opções de leite de origem animal, como o de vaca, ovelha ou cabra, contêm lactose. Ainda assim, é possível incluí-los na rotina de alimentação de quem tem intolerância à lactose.
Pessoas que sofrem de intolerância à lactose não precisam cortar o leite. Hoje em dia, é possível fazer uso de enzimas para adicionar o alimento à dieta.
Leite vegetal pode ser alternativa para intolerantes à lactose.