Não é necessário lavar o Scoby, ele não está contaminado, mas se for pela aparência, lave-os apenas com água filtrada.
Uma das regras mais importantes para fazer o kombucha fermentado de maneira segura é ter atenção a limpeza de tudo o que envolverá seu preparo , todos os utensílios que forem ter contato com o chá e o scoby devem ser fervidos e limpos com álcool 70 % e você não deve esquecer de lavar bem as mãos antes de manipular seu ...
O pano que cobrirá o recipiente deve protegê-lo dos insetos, mas não deve impedir que o ar passe . O Kombuchá não necessita de luz para fermentar e ocorre bem à temperatura ambiente, entre os 20 e 30 grau centígrados.
Devemos tampar o recipiente e levá-lo para a geladeira. ... Em alguns dias você irá notar que a tampa do recipiente está estufada. É esperado que isso ocorre. Simplesmente abra e feche novamente a embalagem para que o gás se disperse de dias em dias.
Ponha o Scoby em um pote de vidro pequeno ou em um saquinho plástico limpo. Para dar uma pausa entre as porções de kombucha, guarde o Scoby na geladeira em um recipiente limpo com tampa. Dê preferência para recipientes de vidro ou use um saquinho plástico limpo. Cada recipiente deve conter apenas um Scoby.
Ao contrário do que muita gente pensa, não é recomendável congelar o kombucha. Isso porque temperaturas muito baixas podem fazer com que a bebida perca componentes importantes, sem falar que isso também pode alterar o seu sabor.
Consumir o Scoby tem o mesmo impacto que o consumo regular de Kombucha: melhoram a digestão, diminuem o açúcar no sangue e equilibram a pressão sanguínea, por exemplo. Dê pedacinhos de Scoby puros ou misturados na ração. A aparência é similar aos ossinhos de couro, só que mais mole.
Qual o melhor tipo de açúcar?
Preparo