Existem duas formas de prestar o supletivo a distância, podendo ser por correspondência e recebendo o material didático em casa, ou via internet. No entanto, o MEC determina que, para ambas as opções, o estudante tem a obrigatoriedade de fazer as avaliações finais em algum polo presencial.
O supletivo é consideravelmente mais rápido que a formação tradicional. Em resumo: no supletivo você tem como se formar na metade do tempo. No caso do ensino fundamental, são seis meses por série. Sendo assim, para concluir as quatro séries a partir da sexta, o aluno tem, no mínimo, 24 meses (ou dois anos).
Para ser aprovado e obter a certificação, por exemplo, é preciso acertar, no mínimo, 15 questões de cada uma das quatro provas do Ensino Fundamental ou Médio (I, II, III e IV), ou seja, 50% do exame. Outro requisito para aprovação é atingir a nota mínima de cinco pontos na redação, que tem 10 pontos como nota máxima.
Exame supletivo não pode ser usado para burlar reprovação no ensino regular. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido para que um aluno, reprovado em três disciplinas do ensino médio, pudesse se valer da aprovação em exame supletivo para ingressar na faculdade.
O Módulo Inicial I e II compreende os conhecimentos equivalentes à 1ª fase da etapa do ensino fundamental (1º ao 3º ano), enquanto o Módulo Inicial III e IV compreende os conhecimentos equivalentes à 2ª fase da etapa do ensino fundamental (4º e 5º ano).