No caso do seno, a trigonometria básica ensinada no Ensino Médio diz que o seno é o mesmo que a seguinte fórmula: sen ( / 6) = 1 / 2. Já a relação do seno em radianos, é dada pelo ângulo de / 6. Nossa calculadora é muito simples e você precisará do ângulo em graus para obter o resultado do arco seno.
Determina o ângulo que corresponde a uma tangente especificada. Por exemplo, o arco de tangente de 1 é o ângulo cuja tangente é igual a 1 ou o ângulo π/4 (0,785398 radianos). Arco tangente (também chamado de tangente inversa) e pode ser representado por tan −1 x, arctan x ou atan x.
Cálculo do arctangente Para calcular o arctangente de um número, basta digitar o número e aplicar a função arctan. Assim, por exemplo, para o cálculo de arctangente do número 10, é necessário inserir arctan(10) ou diretamente 10, se o botão arctan já aparecer, o resultado 1.é retornado.
Para expressar o arco tangente em graus, multiplique o resultado por 180/PI( ) ou use a função GRAUS.
Cálculo de arccosine Para o cálculo do arccosine de um número, basta inserir o número e aplicar a função arccos. Assim, para o cálculo da arccosine do número seguinte 0.
A linha referente à tangente é obtida pela divisão dos valores de seno por cosseno. Caso os ângulos sejam diferentes de 30º, 45º ou 60º, pode-se utilizar a tabela seguinte, que aproxima os valores de seno, cosseno e tangente de cada ângulo agudo. Exemplo: Calcule o valor de x no triângulo abaixo.
use Pitágoras: o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos. encontrado os catetos: 3 e 5.
Se você sabe o comprimento do cateto maior (oposto ao ângulo de 60 graus), multiplique-o por 2/√3 para descobrir o comprimento da hipotenusa. Por exemplo, se o comprimento do cateto maior é igual a 4, você saberá que o comprimento da hipotenusa é igual a 4,62.
De acordo com o teorema de Pitágoras, toda hipotenusa é constituída pela soma dos quadrados de cada cateto. Sendo assim, a fórmula mais conhecida para o cálculo da hipotenusa é a seguinte: a² + b² = c²
Pelo Teorema de Pitágoras podemos obter a hipotenusa: a²=b²+c² Onde, a é a hipotenusa, b e c são os catetos.
Para aplicação do teorema de Pitágoras, é necessário compreender as nomenclaturas dos lados de um triângulo retângulo. O maior lado do triângulo fica sempre oposto ao maior ângulo, que é o ângulo de 90°. Esse lado recebe o nome de hipotenusa e será representado aqui pela letra a.
Ou seja, em um triângulo retângulo com lados a, b, c e ângulo reto (90º) entre os lados a e b, pode se equacionar: c² = a² + b²
O teorema de Pitágoras é uma expressão matemática que relaciona os lados de um triângulo retângulo, conhecidos como hipotenusa e catetos. Esse teorema não é válido para triângulos acutângulos ou obtusângulos, apenas para os retângulos.
Teorema de Pitágoras