Capilares são vasos sanguíneos que apresentam parede delgada e pequeno calibre. Somados às artérias e veias, fazem parte da imensa rede de vasos que passa por todo nosso corpo, garantindo a circulação do sangue no organismo. A seguir falaremos mais a respeito dos capilares sanguíneos, suas características e funções.
Esfíncteres pré-capilares são segmentos de músculo liso que ajudam a direcionar o fluxo de sangue para os capilares. Como há uma quantidade limitada de sangue no corpo, estes esfíncteres são importantes para direcionar o sangue para os tecidos que mais precisam, reduzindo o fluxo para os tecidos inativos.
Os capilares sanguíneos são vasos sanguíneos que apresentam parede delgada que permite a troca de substâncias.
Os capilares sanguíneos podem ser classificados em três tipos: contínuo, fenestrado e sinusoide.
Os vasos sanguíneos formam uma rede de tubos que transportam o sangue pelo corpo. Esses tubos possuem diferentes diâmetros e fazem circular o sangue arterial (oxigenado) e venoso (rico em gás carbônico), constituindo o sistema cardiovascular ou circulatório.
Ao receber o sangue, as paredes das artérias se relaxam. Isso aumenta o diâmetro do vaso e diminui sua pressão interna, permitindo que o sangue flua livremente. Ao contrário, quando ocorre a diástole, as paredes arteriais se contraem, diminuindo de volume e impulsionando o sangue.
No corpo humano existe uma rede de vasos que tem a função de transportar o sangue para as partes do corpo.
O sistema circulatório, também chamado de sistema cardiovascular, é o responsável pelo transporte de sangue, oxigênio e nutrientes para todo o corpo humano. Ele é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares).
O sistema circulatório humano é composto pelo sangue, condutores (veias e artérias) e coração. O coração é o órgão que bombeia o sangue. O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração.
O sistema circulatório é constituído por: coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares), é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para as diversas partes do corpo.
O sistema cardiovascular pode ser dividido em duas partes principais: a circulação pulmonar (pequena circulação), que leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões de volta ao coração e a circulação sistêmica (grande circulação), que leva o sangue do coração para todos os tecidos do organismo através da artéria ...
As complicações associadas são: infarto do miocárdio, morte súbita ou doença cardíaca isquêmica. Durante a fase aguda, a inflamação pode ocorrer no pericárdio, miocárdio e nas válvulas cardíacas (valvulite com regurgitação aórtica e mitral).