Quando a pronúncia de uma palavra requer um som “r” forte e prolongado em algum lugar no meio da palavra, e este está entre duas vogais, torna-se necessário duplicar a consonante, formando uma palavra com rr.
Temos, então, mais essa regra: "RR" aparecem somente entre duas vogais, quando o som do "R" é o som forte. E usamos uma letra "R" quando o som forte do "R" aparecer no início das palavras, como em "rico", "rato", ou quando o som forte aparecer ao lado de, ao menos, uma consoante, como "enrolado", "enriquecer".
As letras que vêm imediatamente antes e depois do rr são vogais. Perceba que o -rr sempre aparece entre vogais. Essa é a regra.
O ''r'' no inicio das palavras tem som FORTE. Pois a regra é: se ele estiver no inicio como roupa ou no meio como carro, ele será forte. Mas se ele estiver no meio como duro, ele será fraco, pois está sozinho.
O R intermediário ou R brando ocorre quando a letra R aparece no meio da palavra e entre vogais. Quando o R aparece no meio, mas entre vogal e consoante (e vice-versa), ele é classificado como R forte (R soprado). É o que ocorre em palavras como carta e sorvete.
Bolinha de sabão. EM QUE LUGAR DAS PALAVRAS A LETRA R NUNCA TEM O MESMO SOM QUE EM AMARELINHA? ... Espera-se que o aluno conclua que, se houver consoante antes da letra r, o som é de (r forte).
Resposta: Quando esta entre uma vogal e uma consoante, a letra "R" se encontra no final da sílaba. Esta situação é semelhante à situação da letra "R" que está no fim da palavra, vai depender muito do sotaque da região. Mas neste caso, não se admite o "R mudo".
O apagamento do R em posição de coda, em final de palavra, é um fenômeno antigo no português do Brasil. O processo, em seu início, foi considerado uma característica dos falares incultos e, no século XVI, nas peças de Gil Vicente, era usado para singularizar o linguajar dos escravos.
Normalmente, numa fala corrente e descompromissada, o r final das palavras não é pronunciado. Essa omissão da consoante r ocorre frequentemente em algumas formas verbais no infinitivo, havendo confusão com algumas formas conjugadas.
Verbos da primeira conjugação: terminados em AR
Contribuir: contribuis, contribui.
Na sua opinião, por que algumas pessoas, na hora de escreve palavras terminadas em e, trocam essa letra pela letra i Porque ao pronunciar a letra "e", o som é de "i", portanto, as pessoas escrevem como se pronu.
2. Enunciando corretamente a vogal O. Da mesma forma que acontece com o E, no final das palavras a letra O não tem o som aberto de um ó ou ô. Sempre que ela aparecer não acentuada o natural é que seja pronunciada como “u”.
O fenómeno geral de acrescentar sons a palavras chama-se epêntese. Este termo é normalmente usado para os sons intercalados dentro de palavras (em vez de no início ou no fim). Então os /i/ intercalados entre consoantes são vogais epentéticas.