2 Timóteo 4:1-2 – “Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”.
Significado de Exortar verbo bitransitivo Fazer com que alguém pense ou se comporte de determinada maneira; persuadir, aconselhar: exortava os alunos a pensarem de acordo com seus pensamentos.
1 Ato ou efeito de exortar. 2 Conselho com que se procura reformar ou melhorar os atos, os costumes ou as opiniões de alguém.
Etimologicamente a palavra é originada do hebraico Kadosh. Não se trata de ler a bíblia com entusiasmo, frequentar os cultos religiosamente e orar sem cessar. Santidade significa honrar a Deus pela nossa vida através de atitudes que o glorifiquem. É viver no mundo, mas não andar como o mundo anda.
verbo intransitivo Fazer uma acusação contra (algo ou alguém); acusar: repreendeu o bandido pelo assassinado planejado.
Espere o melhor momento, quando ela estiver calma. Os impulsivos e coléricos precisam se policiar muito nestes momentos porque provocam tragédias no relacionamento. Espere, se eduque, conte até dez, vá para fora, saia por um tempo da presença do que errou; não se lance afoito sobre o celular para o repreender “agora”.
Por isso, temos que tratar aos outros como nossos irmãos, sejam eles de sangue ou não. Precisamos buscar sempre fazer o bem, como se o estivéssemos fazendo a nós mesmos. Jesus ensina que nossos irmãos são aqueles que estão juntos de nós, seguindo os caminhos de Deus e buscando crescer na fé junto de nós.
Vamos concluir este texto meditando nos seguintes versículos para enfrentarmos os erros da vida com dignidade e autoridade. Provérbios 3: 5-8 – Confia no Senhor de todo o teu coração e não se estribes (não confie demasiado) no teu próprio entendimento.
O ato de aprender e ensinar está ligado, especialmen- te, à esfera da fé: Reúna-me o povo, para que eu os faça ouvir minhas palavras e aprendam a temer-me por todos os dias em que viverem sobre a terra, e as ensinem aos seus filhos (Dt 4.
Lembrar do passado é sofrer duas vezes. Desapegar é preciso. Seguir em frente é evoluir. Lembrar do passado apenas com carinho e não querer voltar no tempo é superar.
Não é possível esquecer o passado completamente, no entanto, é possível evitar que essas recordações continuem fazem mal ao seu dia a dia. Lutar para que as más recordações não te torturem não é uma tarefa muito simples, para seguir adiante e deixar de pensar em um passado doloroso é necessário superá-lo.
Um dos fatores que nos impedem de superar o passado é a dificuldade para aceitar o que aconteceu e que já está fora do alcance das nossas ações. Parece algo bastante óbvio, mas há muitas coisas irracionais no ser humano.
5 dicas para superar o passado e se tornar mais feliz