COMO CONSULTAR O PIS PELO CPF?
Aprenda a consultar seu PIS/Pasep: 2 – Abra o aplicativo normalmente e toque em “Acessar”; 3 – Faça o login em sua conta da Caixa e, em “Consultas”, toque em “Exercício Vigente”, que está logo abaixo de “Abono salarial”; 4 – Verifique as informações de seu abono salarial.
Tem direito ao abono salarial 2020/2021 o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Como consultar o PIS com o CPF
COMO SOLICITAR E PARA QUE SERVE O EXTRATO DO PIS?
Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Caixa Trabalhador no celular. Insira o número do NIS e toque em “Acessar”. Não é preciso ter um cadastro prévio no serviço do Governo Federal para consultar a disponibilidade do benefício.
Veja o passo a passo:
Comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil e solicitar a emissão de um extrato cadastral no número do PIS e do PASEP, respectivamente.
A consulta do saldo do PIS é feita pelo site www.caixa.gov.br/cotaspis – a opção 'consulte seu saldo' está no lado direito da página. O beneficiário deverá informar seu CPF, PIS o NIT, a data de nascimento e dizer se é aposentado ou não. Depois deverá clicar em 'não sou um robô' e em 'continuar'.
Site Caixa
Internet. Você pode solicitar sua certidão para fins de saque de PIS/PASEP/FGTS pela Internet. A certidão será enviada para a sua casa, sem custo e no prazo máximo de 20 dias.
Como saber o número do NIS? Você pode consultar o número do NIS nos extratos de FGTS enviados pela CAIXA, no Cartão Cidadão ou na sua própria Carteira de Trabalho (CTPS). Outra alternativa é a consulta pela internet, a partir do seu CPF (como o portal Meu INSS) ou no portal Consulta Cidadão.
Como consultar o NIS pela internet Basta ir até a loja do smartphone e procurar por “Meu CadÚnico”, disponível tanto para celulares android, através da Play Store, quanto para quem tem sistema iOS, por meio da App Store.
A consulta pode ser feita também pelo aplicativo de celular Meu CadÚnico ou por telefone ligando para
Para saber se seu nome está no CadÚnico, você deve:
Portal Transparência do Governo Federal Você deve acessar a página do Portal da Transparência do Governo Federal, em seguida clique em Benefícios do Cidadão e, depois em Consulta. Escolha estado ou município nos filtros e clique em consultar.
O NIS é uma inscrição voltada a todos que têm direito ao recebimento de algum tipo de benefício social do Governo Federal, tais como Pronatec, Bolsa Família, Garantia Safra, entre outros. Então o NIS identifica quem tem direito aos benefícios, mesmo para quem não tem vínculo de emprego.
Na prática não há diferença entre PIS e NIS, são nomenclaturas diferentes para o mesmo número, usualmente chamamos de PIS uma inscrição que possui vínculo empregatício.
Quem deve providenciar o cadastramento do NIS? Qualquer pessoa pode fazer o Cadastro de NIS do trabalhador — desde que esteja autorizada pelo representante legal da empresa e tenha sido cadastrada em uma agência da CAIXA para essa finalidade.
A sigla se refere ao Número de Identificação Social, que é um cadastro oferecido pelo Governo Federal para identificar o trabalhador e também o cidadão brasileiro em diversos Programas Sociais e de Políticas públicas.
O número do NIS também está no Cartão Cidadão, logo na parte frontal. Note que a sequência numérica do NIS não inclui os dois dígitos do cartão no final (mais afastados). O PIS pode ser localizado na sua Carteira de Trabalho (é o número do PIS/PASEP).
Basicamente a diferença entre NIT e PIS é que o NIT é o registro para pessoas que nunca tiveram carteira assinada, no caso para os autônomos e o PIS é para quem está na situação contrária.
Documentos obrigatórios para o cadastramento a) CPF ou Título de Eleitor; Para os demais membros da família: b) Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.
Ao atualizar os dados da família no Sistema de Cadastro Único, se for necessário excluir uma pessoa que tenha sido incluída indevidamente na família, o operador deve selecionar a pessoa e clicar na opção “Exclusão de pessoa”.
Como fazer a atualização cadastral
Para você se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) deverá procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Lá, você será orientado sobre como proceder, e em alguns casos, o próprio CRAS poderá fazer o cadastro.