Como incentivar e trabalhar a musicalização infantil
Segundo o músico Ale Carmani, cada grupo de instrumentos favorece e treina diversos processos de desenvolvimento da criança, possibilitando inúmeros benefícios os pequenos. “Consciência espacial, lateralidade, coordenação motora, ritmo, melodia e memória muscular são alguns exemplos”.
A utilização dos instrumentos musicais também possibilita a exploração da parte cognitiva, mas principalmente a motora e afetiva do indivíduo, já que possibilita vantagens adquiridas, entre as quais estão o desenvolvimento cognitivo, parte motora, social, até o desenvolvimento de habilidades como a coordenação.
Ao contar uma história, o professor deve trabalhar de forma descontraída e alegre, onde a criança possa vivenciar um mundo diferente da sua realidade utilizando sua criatividade e imaginação e, assim, possibilitando seu desenvolvimento.
O contador de histórias poderá fazer uso de diversos recursos para atrair a atenção das crianças. Um fantoche, uma dobradura, uma simples pedrinha, enfim, qualquer coisa que lembre o personagem ou o local onde a história se passa, encanta a criança.
A voz A maior ferramenta do contador de histórias é a voz, ter ciência de seu uso e conhecer algumas técnicas é fundamental para o sucesso da narrativa e para isto é necessário muito treino e dedicação. “A voz do contador de histórias deve ser diferente da usada em uma conversa entre duas pessoas.
são muitos os motivos muitos jovens trocam a leitura por outro tipo de atividade, falta de interesse, falta de estudo,dentre outros. são muitos os motivos muitos jovens trocam a leitura por outro tipo de atividade, falta de interesse, falta de estudo,dentre outros.
A leitura de livros em papel ou digitais manteve-se no mesmo patamar (24%). A falta de tempo é o principal motivo elencado tanto por leitores (47%) quanto por não-leitores (34%) para o fato de não terem lido mais. Entre estes últimos, 28% afirmam não ler mais porque “não gostam”, e 14%, porque “não têm paciência”.
Mito Os mitos têm como característica explicar a origem de seres e coisas, tanto de forma racional como não racional. Eles trabalham com o imaginário e buscam explicações em situações que estas não existem Lenda As lendas têm uma base histórica, um acontecimento ou uma pessoa transformada.
Assim, o contato da criança com a literatura é considerado essencial para a sua formação como futuro leitor e quanto mais cedo as histórias orais e escritas forem inseridas em seu cotidiano, maiores serão as chances do desenvolvimento do prazer pela leitura.
No Brasil, a literatura infantil pode ser marcada com o livro de Andersen "O Patinho Feio", no século XX. Após surgiu Monteiro Lobato, com seu primeiro livro "Narizinho Arrebitado" e, mais adiante, muitos outros que até hoje cativam milhares de crianças, despertando o gosto e o prazer de ler (Cademartori, 1994).
Literatura infantil: conheça os 5 principais tipos de narrativa
Conheça 12 livros clássicos da literatura infantil brasileira