Como feita a cerclagem do colo uterino? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A cirurgia na barriga é mais incomum, segundo Barbosa: “Normalmente, a cerclagem é feita através de uma sutura do colo uterino, por meio do canal vaginal, sem a necessidade de fazer corte na barriga. Este caso só é indicado quando existe contraindicação, uma cirurgia prévia ou problemas no colo uterino.
Quando é necessário fazer a cerclagem?
A cerclagem uterina pode ser feita entre as 12 e as 16 semanas de gestação, através da anestesia epidural, sendo geralmente realizada por via vaginal, no entanto, em alguns casos, o médico pode decidir fazê-la por laparoscopia.
Como é feita a cerclagem definitiva?
O procedimento é realizado através da cirurgia laparoscópica passando e fixando uma fita ao redor do istmo, acima da região do colo uterino. O momento mais adequado de se realizar esta técnica é antes de uma futura gravidez mas, em casos emergenciais, também pode ser realizada durante o primeiro trimestre da gestação.
Tem como entrar em trabalho de parto com cerclagem?
Sim. Como toda cirurgia, pode provocar sangramento, perda de líquido amniótico e até desencadear o trabalho de parto. Por isso, só deve ser realizada se as vantagens superarem os riscos.
Como é feita a retirada dos pontos da cerclagem?
Mulheres que fazem cerclagem devem ficar internadas por 24 horas em observação, pois pode causar contrações uterinas, pelo fato de se interferir na região, e até infecções no local dos pontos. Os dois fenômenos são combatidos com remédios. A retirada do fio, ao final da gravidez, é feita no próprio consultório.
Quais os sintomas pós cerclagem?
Os sinais pode ser: dor na barriga, corrimento ou sangramento com odor fétido, febre, mal estar, alterações em exames laboratoriais. Algumas infecções não necessariamente apresentarão todos os sintomas. Desta forma, se houver duvidas procure seu médico.
Quando é retirado os pontos da cerclagem?
Os pontos da cerclagem devem ser retirados entre 36 e 37 semanas, ou quando a paciente entrar em trabalho de parto antes desse período.