O teatro brasileiro surgiu quando Portugal começou a fazer do Brasil sua colônia (Século XVI). Os Jesuítas, com o intuito de catequizar os índios, trouxeram não só a nova religião católica, mas também uma cultura diferente, em que se incluía a literatura e o teatro.
A propósito de Artur Azevedo (1855-1908), não tenho dúvida em repetir que se trata da maior figura do teatro brasileiro – não o maior dramaturgo, por certo, mas aquele que, pela obra dramatúrgica, feita de comédias, dramas, revistas, burletas, paródias e traduções, além do imenso trabalho de crítico e animador, ...
Jean-Baptiste Poquelin
3 O teatro brasileiro no século XIX O teatro brasileiro surge com o Romantismo, com vocação para a comédia de costumes, em que questões sociais eram expostas nos palcos com muito bom humor.
Os jesuítas trouxeram, junto à catequização, influências culturais, como a literatura e o teatro. Dessa forma, a teatralização teve início como instrumento pedagógico, sendo, o principal objetivo, educar religiosamente os índios.
Já no século XX o teatro evolui a partir do realismo e naturalismo se tornando um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de preocupação com relação à reprodução da realidade nos figurinos e cenários. Os temas eram tratados de modo a elucidar a realidade social.
As primeiras peças de teatro gregas eram apresentadas nas festas religiosas em homenagem ao deus Dioniso. Esse era o deus da festa, do vinho, da loucura, dos prazeres. Nada mais louco, mais gostoso e mais embriagador do que o teatro não concorda?
Resposta. levando em consideração a ausência de mídias sociais ou plataformas digitais no período da Antiguidade, pode-se citar que a divulgação das peças e espetáculos teatrais ocorria por intermédio do conhecido "boca a boca", isto é, por meio da comunicação oral entre a população.
O modelo do teatro como o conhecemos hoje, no ocidente, vem da Grécia Antiga, onde o teatro desempenhava um importante papel. Primeiramente religiosos, nas celebrações ao deus Dionísio, de onde ele nasceu, e mais tarde teve uma importante função social e cívica.
No teatro grego, a máscara servia para dar aos atores a sua personagem. Estas eram tipificadas, com um tipo de personagem pré-determinado, tendo também expressões faciais imutáveis que indicavam o destino último da personagem. ... Com isso os atores representavam usando apenas o tom de voz e o gesto.