A área ao redor do abscesso será anestesiada com medicação. Dependendo do local e tamanho do abscesso, você pode ser dado algum tipo de sedativo. A área será coberta com uma solução antisséptica e será feito um corte para abrir o abscesso e drenar todo o pus e os detritos.
Antibióticos. Os antibióticos são outra parte essencial do processo de tratamento padrão para um abscesso na gengiva. Antibióticos orais podem eliminar as bactérias causadoras da infecção impedindo que ela se espalhe ou reinfecte na área. Isso também pode reduzir o inchaço e a dor na área afetada.
A drenagem percutânea do abscesso consiste em inserir um fino dreno de silicone por meio da pele. Por técnicas radiointervencionistas, estes drenos são avançados por dentro do corpo, sob visualização por meio da ultrassonografia ou da tomografia computadorizada.
Essa drenagem é feita cirurgicamente ou por punção com agulha, ambos com anestesia local. A drenagem do abcesso acelera o processo de cura e alivia a dor do paciente. Dependendo do tamanho da lesão, o médico pode optar por deixar um dreno no local do abcesso.
Uma das opções caseiras para tratar o abscesso é colocar compressa com água morna e limpar a região com sabão neutra. Também pode ser aplicada um cataplasma de ervas no abscesso que tem como objetivo acelerar o processo de cicatrização e diminuir o risco de infecções.
A drenagem de abscesso perianal pode demorar de 30 a 90 dias para cicatrização por se tratar de uma cirurgia contaminada. Em alguns casos, o paciente pode apresentar uma fistula anorretal após a drenagem de abscesso. Retorne com o Coloproctologista que fez sua cirurgia para melhor avaliação.
Quando necessário, o clínico geral pode fazer um diagnóstico inicial e encaminhar para um especialista, como o cardiologista, urologista ou dermatologista, para obter um tratamento mais diferenciado e adequado às necessidades de cada caso.
O abscesso na virilha, também conhecido por abscesso inguinal, é um acúmulo de pus que se desenvolve na virilha, que se situa entre a coxa e o tronco. Este abscesso geralmente é causado por uma infecção no local, podendo ir aumentando de tamanho e ficar inflamado.
Um abscesso pode surgir caso uma infecção na mama não seja tratada. Normalmente, o médico drena (aspira) o abscesso com uma agulha. Uma ultrassonografia é usada para guiar o posicionamento da agulha. Às vezes, o médico precisa fazer uma incisão para drenar o abscesso.
Significado de Abscesso substantivo masculino [Medicina] Excesso de pus acumulado numa cavidade que, formada de maneira acidental nos tecidos orgânicos, pode ter sido produzida por algum tipo de inflamação. Etimologia (origem da palavra abscesso). Do latim abscessus.
Existem controvérsias a respeito das grafias abcesso e abscesso. No início do século XX, a forma abcesso era de uso comum, talvez por influência do francês abcés (Basílio, 1904. p 89). Segundo Victoria (1956), abcesso é a grafia correta.
O abscesso da mama geralmente é causado por uma infecção bacteriana e atinge principalmente mulheres entre 15 e 45 anos. O tipo mais comum de bactéria causadora de abscessos nos seios é o Staphylococcus aureus. Os dutos de leite bloqueados também podem levar à infecção das mamas .
A drenagem de abcesso de mama é a cirurgia para a retirada de tecido purulento acumulado (coleção) que pode acontecer em alguns processos infecciosos da mama (mastites). Trata-se de procedimento relativamente simples, que não retira tecido mamário, fazendo apenas um pertuito para a saída do pus.
Essa secreção pode ser pegajosa ou aquosa, leitosa, amarelada, esverdeada ou sangrenta. Muitas vezes, é causada por uma condição benigna. Outras possíveis causas podem ser abcessos, efeitos do uso da pílula anticoncepcional, infecção mamária, distúrbios endocrinológicos ou lesão na mama.