OBS: Para definir qual o complemento verbal, uma dica é observar o verbo ao qual este se liga. Se o verbo for de LIGAÇÃO, então é porque trata-se de um Predicativo, se o verbo for TRANSITIVO DIRETO é porque se trata de um Objeto Direto, e se o verbo for TRANSITIVO INDIRETO é porque seu complemento é um Objeto Indireto.
Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.
Resposta. Quem faz , faz alguma coisa. Seu complemento seria objeto direto.
Indicativo
Resposta. verbo transitivo direto, bitransitivo e pronominal Oferecer instrução a; educar: criou as filhas; criou os netos na solidariedade; criaram-se no paganismo. ...
Veja exemplos de frases com complementos verbais: Gosto de escrever. (De escrever é o objeto indireto do verbo gostar. ) Neguei tudo aos impostores. (Tudo é objeto direto e aos impostores é objeto indireto do verbo negar.)
O complemento é utilizado para identificar, corretamente, cada unidade nessa edificação. São exemplos de complemento: bloco, apartamento, casa, fundos, sobrado etc. De modo geral, a informação de complemento é formada por elemento e valor.
Resposta: Alternativa b: Informei-os aos presentes. Explicação: Os pronomes o(s), a(s) exercem a função de objeto direto quando complementam um verbo.
Objeto Indireto
O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.
Exemplo: Eu vi com meus próprios olhos. O objeto direto pleonástico ocorre quando se tem a intenção de chamar a atenção para o objeto direto que vem antes do verbo, repetindo-o na sequência. Exemplo: O presente, Danilo recebeu-o no dia se seu aniversário.
O objeto direto interno é o objeto direto que repete a ideia contida no verbo. Aparece acompanhado de um qualificativo.
O objeto direto e o objeto indireto representam complementos verbais, cujas demarcações se restringem ao uso ou não da preposição. Outro aspecto se torna evidente no título do artigo, retratado pelo vocábulo “pleonásticos”, cuja noção primeira se refere a algo desnecessário, supérfluo.
Significado de Pleonástico adjetivo Aquilo que possui pleonasmo; em que há redundância; redundante.
Nesses casos, a preposição pode ter apenas uma função enfática ou ser obrigatória – seja para evitar ambiguidade, seja porque o objeto direto é um pronome pessoal oblíquo tônico. Para reconhecermos um objeto direto preposicionado, basta isolarmos o verbo e verificarmos se ele é realmente transitivo direto.