Todo medicamento referência possui o nome comercial (marca) em suas embalagens. É igual ao medicamento referência, onde exclusivamente se apresenta com o nome da substância ativa. Não sendo permitida, desta forma, a utilização de nome comercial (marca).
A farmácia ou drogaria ao efetuar a dispensação do medicamento controlado registra a saída no Livro de Controle Especial, ou no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que é informatizado, mediante apresentação da prescrição médica e não há como reincorporar o medicamento dispensado e ...
Medicamentos/substâncias sujeitos a controle especial, também chamados medicamentos/substâncias controlados, são aqueles que têm ação no sistema nervoso central podendo causar dependência física ou química.
A Anvisa ressalta que a entrega de medicamentos controlados deve ser feita com a retenção da notificação ou da receita de controle especial. Também é importante frisar que a compra e a venda dos fármacos a serem entregues remotamente não pode ser realizada através da internet.
Conforme o artigo 37 da Resolução CFF nº 357/2001: Art. 37 - A dispensação das substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, deverá ser feita exclusivamente por farmacêutico, sendo vedado delegar a responsabilidade sobre a chave dos armá- rios a outros funcionários da farmácia que não sejam farmacêuticos.
O farmacêutico é responsável por analisar as prescrições e só pode aviar ou dispensar os medicamentos quando todos os itens da receita e da Notificação de Receita estiverem devidamente preenchidos.
Como organizar os remédios em casa? 8 dicas para ajudar você
A organização pode ser feita identificando em cada coluna o período do dia, como: “jejum”; “café da manhã”; “almoço”; “janta” e “ao deitar”. Em cada linha é anotado o nome do remédio que deve ser tomado em cada um desses momentos e a dosagem.
Idosos: Orientação para organizar melhor a rotina de medicamentos