EQST

Como Deve Ser Conhecida A Diversidade Religiosa?

Como deve ser conhecida a diversidade religiosa?

Assim, a diversidade religiosa deve ser reconhecida, não como expressão da limitação humana ou fruto de uma realidade conjun- tural passageira, mas como traços de riqueza e valor.

O que é a diversidade ou pluralismo nas tradições religiosas?

O pluralismo religioso é um fenômeno da sociedade moderna que desafia o ser humano à viver de forma respeitosa com o diferente. É um novo paradigma que abre espaço às diversas cosmovisões religiosas, que por meio do diálogo e alteridade busca o entendimento, a paz e a tolerância entre os indivíduos.

Qual é o dever de todo cidadão em relação às diferenças religiosas?

É dever de todo cidadão e cidadã saber conviver de modo respeitoso com as diferenças religiosas, culturais e filosóficas, evitando e denunciando qualquer forma de preconceito. A diversidade religiosa do povo brasileiro deve ser motivo de apreciação e valorização e jamais de discórdia ou discriminação.

Por que é importante respeitar a religião de cada pessoa?

A religião é um dos aspectos mais importantes de uma cultura, e reprimi-la, seja pela falta de conhecimento, seja pelo preconceito, não deve ser uma atitude aceita em nenhum lugar, muito menos no mundo do trabalho, onde as pessoas convivem para exercer sua profissão e viver seus sonhos.

Porque preciso aceitar as diferenças religiosas entre as pessoas?

Aceitar o outro e reconhecer as diferenças é o que nos torna e afirma como seres humanos únicos e amplos. O não familiar, o estranho, tem o poder de ampliar nossa visão, transformar nossas ações e moldar a nossa interação com as pessoas. Lembre-se: o mundo individual só existe diante do contraste com o mundo do outro.

Porque é tão difícil aceitar a diferença?

Porque são diferentes, tem vozes distintas, pontos de vista variados sobre a vida e seus acontecimentos. Dizem, pensam, sentem e fazem coisas de maneiras diferentes, únicas. Por isso é que é muito difícil esperarmos que todos tenhamos as mesmas impressões e opiniões sobre um mesmo fato.

Como a diversidade cultural pode afetar a gestão?

Existem diversos estudos que mostram o quanto a diversidade cultural em uma empresa influencia seu sucesso. Por exemplo: times diversamente raciais atingem um maior desempenho que times não diversamente raciais em 35%; times em que a quantidade de mulheres e homens são iguais ganham 41% mais receita.

O que é diversidade na força de trabalho?

A discussão sobre diversidade da força de trabalho fundamenta-se, no limite, nas diferentes identidades sociais, as quais podem ser visíveis (gênero, etnia, deficiência física), ou invisíveis (religião, doenças crônicas, orientação sexual).

Por que a gestão da diversidade é importante para esta empresa?

A diversidade nas empresas é capaz de promover um ambiente de trabalho saudável, além de favorecer a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais. Além disso, promove a motivação e aumento da produtividade, fatores capazes de elevar a competitividade da empresa no mercado em que atua.

Qual a importância da diversidade nas organizações inclusão ou estratégia?

Além disso, a diversidade é uma forte alavanca para fomentar a inovação, elemento central da estratégia das organizações. Quanto maior for a diferença de background, origem e cultura dos profissionais, maiores são as chances de que o ambiente provoque a inovação.