O próton está localizado no núcleo atômico, mas é invisível ao microscópio comum, sendo 100 mil vezes menor do que um átomo e sua massa é menor do que a de um nêutron. Atribui-se à massa real de um próton o valor aproximado de 1.
Prótons (p+) Possuem o mesmo valor da carga dos elétrons, e por isso, os prótons e os elétrons tendem a se atrair eletricamente. O valor da carga do próton e do elétron é chamado de quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de e = 1,6 . 10-19 C.
Em 1909, R.A. Millikan realizou uma série de experimentos que demonstraram que as cargas elétricas sempre acontecem em múltiplos inteiros de uma unidade elementar. Millikan também determinou o valor desta carga com uma precisão de 0,1%.
No entanto, o valor conhecido atualmente da carga eletrônica só foi precisamente determinado pelo físico norte-americano Robert Andrews Millikan (1868-1953) em 1909. A descoberta rendeu a ele o prêmio Nobel de Física em 1923. Seu experimento ficou conhecido como Experimento da Gota de Óleo.
Thomson
O próton, ou protão (conforme português europeu), é formando por três quarks, que são outras subpartículas. Dois quarks são do tipo up e um quark é do tipo down. O próton é positivo; sua carga é de 1,6 x 10-19C. Ele se concentra no núcleo do átomo junto com o nêutron, que é neutro porque não possui carga.
A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, sendo que a carga do próton é positiva e a do elétron, negativa.
Os prótons são partículas com cargas positivas, os elétrons tem carga negativa e os nêutrons tem carga neutra.
Força eletromagnética: Interação envolve prótons e elétrons - UOL Educação.
O Interior do Átomo Enquanto os prótons são partículas bem pequenas que possuem carga elétrica positiva. E ao redor do núcleo estão os elétrons que tem carga negativa. O número atômico do elemento químico é estabelecido pelo número de prótons no núcleo.