Você pode congelar ele inteiro, metade ou em cubos. Apenas lave, descasque e adicione um pouco de suco de limão para manter sua coloração. Para minimizar o escurecimento, coloque o abacate em uma sacola para freezer. Tente tirar o máximo de ar possível e depois feche bem.
Se ele estiver maduro, macio ao toque o Abacate pode ser armazenado na geladeira para não estragar. Após cortado, para manter a polpa verde por mais tempo, não remova o caroço, passe limão e envolva com plástico filme e deixe na geladeira, ele se preservará por maior tempo.
O abacate está maduro demais? Veja 7 usos que pode lhe dar
Para acelerar o amadurecimento embrulhe o abacate num papel. “De três a quatro dias ele já está no ponto de consumo. Quanto mais elevada a temperatura, mais rápido o amadurecimento das frutas”. Inteiro e um pouco maduro, o abacate pode ser guardado na geladeira por até três semanas.
Dicas para salvar seu Abacate!
Para evitar que isso aconteça, você pode optar por duas formas de conservação: – Banhar em suco de limão o abacate não usado, embrulhar em filme plástico e guardar na geladeira por até 2 dias. – Amassar ou liquidificar a polpa do abacate com algumas gotas de limão e congelar em forminhas de gelo.
Quando partimos o abacate estamos expondo seu interior ao oxigênio; enzimas oxidam os fenóis do abacate em hidroquinonas (como na imagem). ... Estas sofrem polimerização in situ produzindo MELANINAS: o mesmo pigmento que dá cor à pele mulata.
Corte o abacate. Se você já comprou o abacate, esta é a maneira mais rápida de determinar se está estragado ou não. A polpa deve ser verde clara. Se ela está preta ou marrom, o abacate não deve ser consumido. Se houver manchas de coloração marrom em áreas pequenas e isoladas, o abacate está bom para ser consumido.
Não é uma boa ideia consumir abacate oxidado, pois não terão o mesmo gosto, e conforme ficarem mais escuros, começarão a ter um cheiro rançoso.
A casca deve estar verde-clara: assim, você saberá que ele está maduro e bom para o consumo. Se a casca estiver muito brilhante, é sinal de que o abacate ainda não está maduro, mas você pode comprar e deixá-lo em casa até que fique bom para consumo.
Até os superalimentos, quando consumidos em excesso, podem tornar-se prejudiciais para a saúde. O facto de o abacate ser uma fruta muito calórica e com um alto teor de gordura, faz com que esta fruta tenha de ser consumida com moderação, ou evitada, por pessoas com excesso de peso.
Considerado uma fruta gordurosa, o abacate é outro alimento verde que pode (e deve) fazer parte da sua dieta. O grande diferencial dessa fruta é que ela possui um alto teor de ômega 3 e outras gorduras benéficas que ajudam a controlar os níveis de colesterol e fazem muito bem à saúde do coração.
O abacate mantém sua casca sempre verde, podendo variar para tons de marrom mais claro ou mais escuro quando fica maduro. No entanto, ele não amadurece no pé, é preciso colher a fruta e aguardar até que esteja boa para ser consumida. Dependemos do toque manual para perceber se ela está ou não madura.
Para saber se ele já está pronto para comer, basta pressionar a casca levemente. Se a casca afundar, seu Abacate está maduro.
Aperte gentilmente os frutos.
Quando os abacates estão maduros, a pele fica verde escura e quando o pressionamos suavemente, deve ceder ligeiramente. Caso ainda esteja muito firme, o fruto ainda não amadureceu. Mas o nosso truque favorito para determinar a maturação do abacate é olhar para o fundo da fruta.
6 maneiras diferentes e saudáveis de consumir o abacate
Considerado uma fruta gordurosa, o abacate é outro alimento verde que pode (e deve) fazer parte da sua dieta. O grande diferencial dessa fruta é que ela possui um alto teor de ômega 3 e outras gorduras benéficas que ajudam a controlar os níveis de colesterol e fazem muito bem à saúde do coração.
Compre o açúcar. Esse ingrediente amenizará o gosto possivelmente amargo do abacate. Se seguir uma dieta sem açúcar ou com baixos teores desse produto, pule este Passo e deixe a vitamina final ter o sabor do abacate natural. Use adoçantes naturais, como mel ou néctar de agave.
Faça buracos em todo o abacate com um garfo; Embrulhe a fruta com um papel toalha; Coloque no micro-ondas e cozinhe em potência média durante 30 segundos; Retire, desembrulhe e aguarde esfriar para utilizar.
Já alguma vez sentiu dores de barriga depois de ter comido abacate? Acontece que estes dois alimentos são ricos em gorduras saudáveis que podem intervir na digestão quando misturados com outros alimentos. Isto faz com que possa surgir um ligeiro inchaço, desconforto e até algumas dores – no caso de comer abacate.
A ingestão exagerada de abacate pode causar flatulência, dores no estômago e piorar os sintomas do refluxo como consequência. Por isso, escolha receitas com o uso moderado da fruta! Selecionamos 3 receitas com abacate para você se deliciar, sem exagerar!
O abacate é constantemente apontado como vilão da dieta, especialmente devido ao alto teor de gordura. Mas a fama é injusta. O abacate por si só não engorda. É verdade que enquanto boa parte das frutas é rica em carboidratos, o abacate é rico em lipídios.
Comer um abacate por dia melhora a saúde intestinal, sugere estudo. O abacate é um alimento rico em fibras dietéticas e ácidos graxos monoinsaturados, que são gorduras saudáveis para o coração.
"O abacate pode ser consumido todo dia sem problema, no máximo cem gramas por dia. É uma gordura, um lipídio e 1 grama de lipídio tem nove calorias. Quem come de maneira desenfreada, pode ter um excesso de peso", alerta Liliane. Na quantidade ideal, o abacate é indicado também para a dieta dos diabéticos.
Isso porque o abacate é rico em vitamina E, que tem ação anti-inflamatória e ajuda a proteger e dilatar as artérias. 3 - Contribui para a redução do estresse: o cortisol é um hormônio produzido pelo corpo humano e que é responsável pelo estresse, além de dificultar a perda de peso.