Fortificação que servia de abrigo às populações situadas fora das muralhas. 2. Castelo, mosteiro ou casa nobre rodeados por muralhas de proteção .
Originalmente, o termo burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade Média. Dessa forma, a palavra burguesia surge para denominar a classe social comerciante que ascendia com o enfraquecimento do feudalismo.
Os habitantes dos burgos dedicavam-se ao comércio e à produção artesanal, que era realizada pelo mestre em sua oficina. Seus habitantes eram chamados de burgueses, crescendo em poder econômico de modo que no século XIX formaram a burguesia.
As cidades onde ocorreu sublevação do corpo social (ou seja, da comunidade urbana) foram chamadas de comunas. O movimento comunal ocorreu principalmente nas regiões onde a burguesia era mais forte, como o Norte da França e a Italia centro-setentrional.
De tal modo, com a formação das monarquias nacionais bem como a união dos burgueses e dos Reis, as "Comunas Medievais" ou "Cidades Francas" representavam as cidades que já possuíam certa autonomia administrativa e econômica, ou seja, que eram livres do domínio feudal das quais merecem destaque as comunas do norte da ...
A Comuna, de acordo com a lei francesa, é a menor e mais antiga subdivisão administrativa da França, tendo sua origem nos antigos povoados e vilas da Idade Média. Foi oficialmente instituída como unidade administrativa em 1789, mas, só adquiriu autonomia com a edição da Carta Comunal de 5 de abril de 1884.
Comuna de Paris, 1871. A Comuna de Paris foi um governo controlado por operários e membros das classes populares que administrou a capital francesa por 71 dias após a Guerra Franco-Prussiana. ... Foram convocadas eleições para a Assembleia Nacional pelo governo provisório, liderado à época por Adolphe Thiers.
História Geral. A Comuna de Paris foi o primeiro governo popular da história, formado principalmente por operários. ... Em 1871, foi organizado um governo provisório que buscou apaziguar os ânimos após a guerra propondo uma aproximação com a Prússia.
As principais causas da revolta que resultou na Comuna de Paris estão ligadas às terríveis condições de trabalho dos operários franceses e os pesados impostos pagos pelos trabalhadores para cobrir dívidas de guerra.
A Comuna de Paris, em 1871, foi a primeira tentativa de implantar um governo socialista, iniciada com a revolução proletária na capital, indo de março até maio do mesmo ano. ... Os motivos que levaram a essa revolução, além do cerco da Prússia, eram as reivindicações por melhores condições de vida e trabalho.
No ano de 1871, rebelaram-se contra o governo republicano e constituíram um comitê central, que decidiu criar um órgão de governo revolucionário. Estava criada a Comuna de Paris, composta por cerca de noventa membros, eleitos por votação universal, todos eles identificados com a luta pelo socialismo.
- Medidas voltadas para a melhoria nas condições de habitação popular; - Adoção de medidas de proteção contra o desemprego; - Criação do Estado Laico, através da separação entre Estado e Igreja; - Administração das fábricas da cidade feita pelos operários (autogestão);
A Constituição, de 16 de julho de 1934, traz a marca getulista das diretrizes sociais e adota as seguintes medidas: maior poder ao governo federal; voto obrigatório e secreto a partir dos 18 anos, com direito de voto às mulheres, mas mantendo proibição do voto aos mendigos e analfabetos; criação da Justiça Eleitoral e ...
As principais medidas foram a divisão entre a igreja e o estado; os direitos iguais para ambos os sexos; formação de milícias populares; a votação para exercer função em cargos públicos e dentre outros.
A Comuna de Paris foi a primeira república proletária da história, quando os «communards», revolucionários parisienses, tomaram o poder na cidade de Paris, em março de 1871. ... Assim, em 18 de março de 1871, os rebeldes revolucionários, apoiados pela Guarda Nacional, expulsaram as forças legais da capital francesa.
A Comuna de Paris foi o resultado revolucionário da derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871. A derrota francesa na Batalha de Sedan, em setembro de 1870, levou à queda do imperador Napoleão III e à formação de um governo republicano que passou a ser presidido por Adolphe Thiers, em janeiro de 1871.
A reação republicana adotada pelo Governo de Thiers se deu através de intensos combates aos “comunardos”, tendo o apoio de tropas prussianas, bombardeando a cidade de Paris.
A Comuna de Paris durou apenas 71 dias, mas de fato foi a primeira experiência socialista que já houve no mundo. Ela ocorreu após o processo de unificação alemão, onde Napoleão III (Sobrinho-neto de Bonaparte), foi derrotado pelo exército de Otto Von Bismarck.
Com a guerra contra a França vencida, o rei Guilherme 1º da Prússia foi proclamado imperador alemão em Paris em 18 de janeiro de 1871. Bismarck convencera os principados e reinos alemães a se unificarem num só Estado. Na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes, em Paris.
Diferente da Comuna de Paris, a Revolução Francesa e a Revolução de 1848 foram movimentos burgueses de caráter liberalista, que levavam o caráter da burguesia e da limitação da atuação estatal, além da igualdade formal e maior participação política.
18 de março de 1871 – 28 de maio de 1871
Ele não conseguia mais ficar de pé, por isso foi arrastado para o jardim e fuzilado, sentado numa cadeira". Com essa "semana sangrenta" terminou o experimento da chamada "Comuna de Paris", que durara dois caóticos meses. ... Inúmeros militares e clérigos, entre eles o arcebispo de Paris, foram tomados como reféns.
18 de março de 1871 – 28 de maio de 1871
Revolução de 1848 - Movimentos revolucionários populares no mundo. O ano de 1848 marcou o continente europeu com movimentos revolucionários que, a partir de Paris, tiveram rápida propagação nos grandes centros urbanos.
Século XIX. Em 1804, depois de ter sido eleito cônsul vitalício em plebiscito, Napoleão foi coroado imperador dos franceses e instaurou um regime monárquico, embora inspirado nos princípios da revolução. ... Napoleão foi vencido em Leipzig em 1813, o que precipitou a queda do império.
Resposta: A revolução de 1830, que derrubou o rei Carlos x, e a revolução de 1848, que proclamou a segunda República.
Luís XVIII de França