Elas devem ser podadas no ramo que fica logo acima do nó (bifurcação), pois isso dá continuidade ao crescimento. Cuidado para que o corte não seja feito com muito distanciamento do nó, pois isso pode levar à estagnação do crescimento da área.
MODO DE COLHEITA: Colhem-se algumas folhas da ponta do ramo. COMO FAZER O CHÁ: Do tipo infusão - ferva a água e coloque 3 a 4 folhas para uma xícara média. Abafe por 5 a 10 minutos e tome. Beba 3 xícaras por dia.
A propagação do boldo ocorre pelo plantio de um dos ramos da planta, pois apresenta fácil pegamento. As mudas devem ser plantadas distantes um metro umas das outras, pois a herbácea se desenvolve muito. As covas de plantio devem apresentar profundidade de 15 centímetros.
O verdadeiro boldo (Peumus boldus) é uma pequena árvore do Chile, qual possui aroma de mastruço (Chenopodium ambrosioides), suas folhas são encontradas no comércio, porém não são cultivadas no Brasil. É potencialmente tóxico, devido suas concentrações de alcaloides.
"O boldo brasileiro é um dos que se conhece no planeta. É um dos melhores boldos que conhecemos, tendo em vista os dados científicos e a não-toxicologia. O boldo genuinamente brasileiro era usado pelos primeiros indígenas do Brasil, e o povo seguiu esse uso tradicional.
Segundo Peixoto (2002), este gênero possui apenas uma espécie Peumus boldus Molina, o verdadeiro boldo, popularmente conhecido como boldo-do-chile e endêmico das regiões montanhosas do Chile. Apesar de ser encontrada no comércio brasileiro, a espécie não é cultivada no Brasil.
As duas espécies de boldo mais utilizadas são o boldo do Chile ou boldo verdadeiro, Peumus boldus Molina que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e ervanárias na forma de folhas secas ou em sachês para chás e o boldo brasileiro, boldo da terra ou falso boldo, Plectranthus barbatus, amplamente cultivado e ...
O boldo de moita se distingue do boldo de jardim por ter um tamanho menor, uma moita de no máximo 1 m de altura. Quando plantado direto no solo, possui folhas mais pontudas e serrilhadas e sua penugem é menos espessa. Suas flores são rosadas ou liláses, suas hastes têm por vezes tons arroxeados das bases das folhas.
O boldo-da-terra, por exemplo, consumido em doses elevadas pode levar à irritação da mucosa gástrica e intensificar os efeitos de medicamentos ansiolíticos e hipnóticos. Já o falso boldo, que dá em moita e tem cheiro forte e folhas miúdas e carnudas, não deve ser ingerido.
O boldo é uma planta muito usada em todo o mundo na medicina popular como remédio contra má digestão e doenças no fígado.
O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.
É preciso ter moderação na hora de tomar o chá de boldo-do-chile. A princípio, quando ingerido em excesso, pode causar desconforto estomacal, mal-estar, vômitos e diarreia. Em casos mais graves, também pode provocar aborto e problemas no sistema nervoso. Portanto, não é recomendado beber mais que 3 xícaras por dia.
Sim, o chá de boldo emagrece!...
Alguns dos chás mais indicados para perder peso facilmente são os chás de gengibre, chá verde e o chá mate, pois aumentam bastante o metabolismo, promovendo a queima de gordura, mesmo quando não se está praticando exercício.
A boa notícia é que é possível reduzir os danos com chás de boldo e hortelã, receitas naturais e simples de fazer. ... Acrescente uma colher de sobremesa de folhas de hortelã ou de boldo. A mesma medida pode ser usada para o extrato seco das folhas; Deixe em infusão por aproximadamente cinco minutos.
Misturas Potentes
O chá de boldo é um excelente remédio caseiro contra problemas digestivos, suores frios, mal-estar e problemas no fígado, como hepatite....2. Chá de boldo para o fígado
As folhas secas da planta são benéficas para o estômago, proteção do fígado e má digestão. Adicionar água quente sobre uma colher de chá das folhas secas. Tampar a xícara por 4 minutos.
Modo de fazer
Assim como o chá de canela, o chá de boldo faz a menstruação descer porque também possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e, consequentemente, estimulam o fluxo menstrual.
Além do cheiro e sabor característicos, o chá de canela traz diversos benefícios para a saúde, como melhorar a eficiência da insulina no corpo, otimizando a queima de glicose depois da refeição e inibindo o ganho de peso. Ele ainda combate o envelhecimento precoce e ajuda na digestão.