Também é conhecida, entre outros, pelos seguintes nomes: burca, burquinha, baleba, bila, biloca, bilosca, bolinha de gude, bolita, boleba, bugalho, bulica, burica, cabeçulinha (pronunciada "cabiçulinha"), carambola, carambolinha, carolo, clica, fubeca, guelas, peca (pronunciada "pêca"), peteca, pilica, pinica, quilica, ...
Primeiramente é feito um pré-aquecimento de um vidro claro, em seguida quebra-se um pedaço de vidro colorido. Após o vidro claro ter sido derretido, ele é misturado com diversos vidros coloridos derretidos. São utilizados fios com cores para decorar os núcleos das bolinhas claras.
O material que é utilizado como matéria-prima da produção das bolinhas de gude também pode ser diversificado. O vidro, argila, aço e ágata por outro lado, foram os materiais mais usados ao decorrer da história.
Uma das brincadeiras mais popularizadas consiste em um círculo desenhado no chão, onde os jogadores devem, com um impulso do polegar, jogar a bolinha. Os jogadores seguintes devem acertar a bolinha, e se conseguirem retirá-la do círculo, elas se tornam suas. Vence aquele que ficar com as bolinhas de seus companheiros.
Cada jogador tem uma bolinha na mão, e precisa tecar, ou seja, acertar as que estão dentro do círculo, com ela. Sempre que o jogador acertar uma bolinha, pode ficar com ela. Quem deixar a sua bolinha dentro do triângulo perde. Na terceira fase, os jogadores fazem cinco buracos no chão, como no desenho ao lado.
Cada um dos participantes fica com uma bolinha na mão. O primeiro jogador coloca a bola na linha desenhada e bate nela com o dedo polegar, pegando impulso no indicador, em direção às bolinhas que estão no círculo. Se ele conseguir bater nas bolinhas e algumas saírem do círculo, pode pegar todas as que escaparam.
Jeito de brincar Os jogadores têm que percorrer com a bolinha de gude todo o caminho - os cinco buracos. Quem acertar o buraco continua o jogo. Se errar, passa a vez para o próximo jogador. Quem terminar todo o percurso deve acertar três vezes a bolinha dos outros competidores, para eliminá-los da brincadeira.
Três Covinhas, Borroca ou Bulica Começa o jogador que colocar a bolinha no buraco(borroca), ou chegar mais perto deste. Ele começa tentando acertar a primeira borroca; se acertar, continua, passando para outro apenas quando errar. O objetivo é acertar os buracos numa sequência de ida e volta.
Regras da queimada
Passa anel é uma brincadeira divertida, que exige apenas atenção e criatividade da criançada. ... O jogo tem como objetivo, dissimular a passagem de um anel para outro participante. Além de estimular a socialização, o passa anel agrega meninos e meninas de diversas idades.
História do brinquedo: Tem origem na Grécia Antiga. Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro.
As “cinco Marias" que dão nome a brincadeira são os saquinhos de pano cheios de areia ou arroz. Ela consiste em executar uma sequência de movimentos com os saquinhos. Há várias fases e ganha quem conseguir executar corretamente todas elas. Quem errar perde a vez, tendo que retomar na próxima rodada de onde parou.
Três-marias Brincadeira que utiliza em seu desenvolvimento cinco ou mais pedrinhas, sementes ou saquinhos contendo areia, arroz, etc. Atira-se uma pedrinha ao ar e, enquanto ela sobe e desce, apanham-se as outras, que estão repousando. Este movimento básico perdura durante todo o jogo, que apresenta jogadas variadas.
Os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo.
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
De acordo com a mitologia grega, os jogos teriam se iniciado na antiga Grécia por volta de 2500 a.C. em homenagem ao deus Zeus, pai de Hércules, o idealizador das competições. ... Os Jogos Olímpicos sempre foram realizados em clima de paz.
Os primeiros jogos teriam surgido há cerca de 5.
Lista reúne os primeiros jogos lançados no mundo, de SpaceWar a Tank
Em outubro de 1958, o físico William Higinbotham criou o que se pensa ser o primeiro videogame. Era um jogo de tênis muito simples, semelhante ao clássico videogame Pong dos anos 1970, e foi um grande sucesso em uma visitação pública do Laboratório Nacional de Brookhaven.